Oito Províncias da Argentina têm pouca ou nenhuma oferta de diesel nos postos de combustíveis. Os caminhoneiros que enfrentam a escassez de diesel chegam a esperar 12 horas para conseguir abastecer. O retrato da crise consta em um estudo da Federação Argentina de Entidades Empresariais (Fadeeac).
Conforme a pesquisa da Fadeeac, as localidades com escassez de combustível no país são: Jujuy, Salta, Formosa, Tucumán, Misiones, Corrientes, Entre Ríos e Santa Fé (em vermelho no mapa abaixo), no norte do país.
Em outras sete Províncias, a oferta é de 20 litros por unidade: Chaco, Santiago del Estero, Córdoba, San Juan, Mendoza, Buenos Aires e CABA (laranja). Em três localidades, são abastecidos de 20 e 50 litros por unidade: Catamarca, La Rioja e San Luis (amarelo mais escuro). Já os caminhoneiros de La Pampa (amarelo mais claro) conseguem comprar de 51 a 100 litros por unidade.
Roberto Guarnieri, presidente da Fadeeac, atribui a situação à falta de divisas entre os países. “A escassez que estamos sofrendo já dura mais de dois meses”, observou Guarnieri. “Entendemos que não é uma questão fácil de resolver, mas está claro para nós que é um problema causado pela falta de divisas e pela dificuldade de avançar rapidamente nas políticas que se impõem.”
Caminhoneiros enfrentam escassez de diesel e fazem longas filas
No domingo 29, passou a circular na internet o registro de um internauta mostrando uma fila quilométrica de caminhões que aguardavam para abastecer no Posto Eloy Guerrero, em Mendoza.
Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste
Marcelo, infelizmente no atual governo ainda não deu para limpar os cargos públicos, infestados de ptistas.
Comunismo aqui Não. #LULANACADEIA
É por essas e por outras que digo sempre….o sujeito apoiar a esquerda com esse Lula Vagabundo, bandido…ou é doença ou malcarater…..ou ambos.
E esse bandidos do Foro de São Paulo querem governar e também destruir o Brasil.
Diesel, comida, emprego…, como deve ser bom ser governado por esses socialistas/comunistas né. Vão atentar o cão com reza seus vagabundos e, ainda tem gente querendo esses tipinhos por aqui, o sangue de Jesus tem poder.
Quem lembra do efeito Orlof? Eu sou você amanhã. A Argentina de hoje seria o Brasil, se o PT tivesse ganho. O Brasil virará uma Argentina se o Lulaladrão ganhar. E olha o controle da mídia: nenhum jornal diz que a falta de combustível lá é culpa dos esquerdistas argentinos. Aqui dizem que pode ser que deve, quem sabe, faltar um dia, não sabemos quando mas é culpa do Bolsonaro. O gentinha ordinária e sem vergonha : UOL, Folha, Globo, Estadão e outros imbecis.
Não se descobriu ainda quem foi o autor do tal estudo da Petrobrás. Não tem assinatura. Caso para o Gen. Heleno.
Estranho, aqui no Brasil começou a ventilar uma notícia que o Diesel iria faltar nos postos. Não vejo qual seria o problema da falta do produto no Brasil.
Será que estão dispostos a prejudicar a imagem do governo por causa da eleições?
Doze horas para abastecer? Crê em Deus pai. Não vou comentar quem lidera o país, porque é óbvio.