O nadador norte-americano Klete Keller, de 39 anos, detentor de cinco medalhas olímpicas, admitiu ter participado da manifestação que culminou na invasão do Capitólio (o prédio do Congresso dos Estados Unidos), no dia 6 de janeiro deste ano.
As declarações de Keller foram dadas durante audiência judicial. Ele pode ser condenado a uma pena de 21 a 27 meses de prisão.
Leia mais: “Trump pede indenização de US$ 100 milhões ao New York Times“
Diante da Justiça, Keller afirmou que o objetivo dos invasores era impedir que o Congresso dos EUA certificasse a vitória de Joe Biden, atual presidente, nas eleições do ano passado.
O nadador também admitiu que empurrou policiais que tentavam tirá-lo do prédio e ofendeu a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o senador Chuck Schumer.
Leia também: “Nos EUA, manifestantes realizam ato pela soltura de 600 investigados que teriam invadido o Capitólio”
Segundo o próprio Keller, depois da tentativa de invasão ao Capitólio, ele se desfez de uma jaqueta da equipe olímpica de natação dos EUA usada naquele dia e também destruiu cartões de memória que continham fotos e vídeos da manifestação.
Keller participou dos Jogos Olímpicos de 2000 (Sydney), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim). Ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata como integrante do time de revezamento, além de duas de bronze em provas individuais.
Leia também: “Chefe do Estado-Maior dos EUA driblou autoridade de Trump e fez contato com a China, revela livro”