O eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira, 8. O fenômeno pode ser visto em países da América do Norte e, parcialmente, na Europa e em outros locais. No entanto, aqueles que estão no Brasil podem acompanhá-lo por meio das redes sociais e canais da Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos.
A transmissão começou às 14h (horário de Brasília), mas o eclipse ocorrerá a partir das 15h07, na costa do Pacífico do México. Depois, o fenômeno passará pelos Estados Unidos (EUA) e Canadá.
O que é o eclipse solar?
O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol. Quando isso acontece, os raios solares são bloqueados. O evento astronômico, que ocorre hoje, ocorre porque a Lua cruza o plano da órbita terrestre.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A agência aeroespacial norte-americana espera contar com mais de 90 minutos de imagens, para fazer a análise científica.
Leia mais: “Observatório flagra eclipse e meteoro brilhante no mesmo dia no Rio Grande do Sul”
Os cientistas já enviaram suportes de rastreamento para mais de 70 pessoas. Eles estão posicionados ao longo do caminho do eclipse, nos EUA e no México.
No Brasil, o último eclipse solar total que pôde ser visto ocorreu em 1994. Na ocasião, os brasileiros de quase todo o país puderam acompanhar o evento astronômico.
Leia também: “Planetário do Rio tem programação especial para o eclipse solar total”
Em 14 de outubro de 2023, espectadores brasileiros também puderam acompanhar o eclipse solar. Na ocasião, o fenômeno ocorreu parcialmente, na forma anular — quando o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua.
Leia mais: “Eclipse solar total em 8 de abril: fenômeno único no céu”