Um navio de combustível russo afundou em ataque da Ucrânia ao Porto de Kavkaz, localizado na região de Krasnodar, no Mar Negro, na quinta-feira 22. A embarcação transportava 30 tanques de combustível e sofreu danos significativos, o que resultou em um incêndio, de acordo com Fyodor Babenkov, chefe distrital da cidade de Temryuk.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As autoridades locais confirmaram que 17 pessoas foram resgatadas do navio. A agência de notícias estatal russa Tass afirmou que o Ministério dos Transportes retirou todos os funcionários portuários do local.
Uma força-tarefa do governo também enviou um trem especial para combater o incêndio. Mais de cem pessoas se envolveram na operação.
Vídeos do ataque da Ucrânia ao navio de combustível russo
Diversos meios de comunicação russos divulgaram imagens e vídeos que mostram o momento em que chamas e nuvens de fumaça negra sobem do navio. Veja algumas dessas imagens do ataque:
Ukraine Neptune destroys Russian rail ferry fuel carrier to Ukraine.
— 🇺🇦Ukraine Diary🇺🇦 Kursk Latest ‼️ (@UkraineDiary) August 22, 2024
The only one of its kind.
Stunning. Victory to the Heroes 🇺🇦🇺🇦 pic.twitter.com/ZI4TLH2vnK
As autoridades confirmaram que o fogo não se espalhou para as instalações do porto.
O Porto de Kavkaz é um dos maiores mercados da Rússia no Mar Negro. Ele movimenta navios tanto para exportação quanto para fornecimento de combustível para a Crimeia. A localização do incidente foi verificada por meio de arquivos e imagens de satélite da área.
Leia também: “‘China e Rússia veem Venezuela como peça estratégica’, diz especialista“