O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que três navios de guerra da China invadiram o Estreito de Taiwan, neste sábado, 27. A passagem das embarcações ocorre em meio a tensões militares entre as duas nações.
O governo de Taiwan disse que estava monitorando o movimento dos navios e responderá de acordo. Em uma publicação nas redes sociais, o ministério informou que os três navios estavam indo para o norte ao longo do Estreito de Taiwan ao meio-dia (no horário local) e navegando ao longo do oeste da linha mediana.
A China intensificou suas atividades militares em torno de Taiwan nos últimos meses em meio à deterioração dos laços EUA-China. O país de Xi Jinping não reconhece a fronteira traçada unilateralmente pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria e reivindica Taiwan como seu próprio território para ser colocado sob seu controle pela força, se necessário. Regularmente, a China envia navios e aviões de guerra para o espaço aéreo e as águas próximas à ilha.
O Ministério da Defesa de Taiwan também disse que às 6h, do sábado, detectou 33 aeronaves do Exército Popular de Libertação da China e dez embarcações da Marinha em torno de Taiwan. Doze das aeronaves cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan ou entraram na zona de identificação de defesa aérea da ilha.
Em resposta, as forças armadas de Taiwan mobilizaram aeronaves, navios da marinha e sistemas de mísseis baseados em terra.
A China, com a qual o Brasil espera estreitar ainda mais os laços de “amizade” nesta Nova Democracia que nos foi dada, está tratando o Brasil com carinho. Não vai nos invadir, vai ser com carinho, na boa, nossas FFAA não precisam tremer de medo e sujar as calças, podem ficar tranquilas nos seus quartéis que não vai ter nenhum problema. Quem visitar o centro degradado de São Paulo (não aconselho), minha cidade, vai constatar que aquilo ali, além da já consagrada “cracolândia”, é um subúrbio chinês bem estabelecido. Ali, o tradicional comércio local de componentes eletrônicos que tanto visitei nos meus tempos de estudante de engenharia, foi totalmente aniquilado e substituído por box chineses vendendo porcarias importadas com preços baixos aqueles produtos prontos xing-ling subsidiados pelo governo chinês. Eles nunca irão nos invadir; já estão entre nós.
O povo chinês, mesmo com um controle estatal que se parece à ficção 1984 de George Orwell, conseguiu manifestar sua insatisfação com o regime do PCCh e foi massacrado em 1989 na Praça Celestial. Quando do muro que dividia as Alemanhas, nenhum alemão ocidental aspirava ir apara a Alemanha Oriental, ao passo que a grande parte da populacao oriental aspirava passar para o ocidente.
Socialismo só tem um sentido: espoliaçāo.
Aliados a Taiwan e Ucrânia não faltarão.