Na China, uma forte nevasca cobriu áreas da região nordeste do país nesta semana. A instabilidade obrigou companhias aéreas a cancelar voos e interromper viagens de trens. Escolas e estradas foram fechadas, e pelo menos três pessoas morreram.
De acordo com especialistas, a primeira nevasca a atingir o nordeste da China é registrada geralmente entre o fim do mês de novembro e o início de dezembro. A informação foi confirmada pelo jornal estatal do país comunista The Paper.
51 viagens de trens interrompidas
Na Província de Heilongjiang, localizada no norte da China, a operadora ferroviária da região teve de interromper a viagem de 51 trens de passageiros no terça-feira 7. A interrupção foi devida à tempestade de neve.
Mais de 400 voos cancelados
As autoridades de Harbin, a capital da Província de Heilongjiang, ordenaram o cancelamento de mais de 400 voos no aeroporto internacional local. O cancelamento em massa aconteceu na segunda-feira 6. Aeroportos menores, que atendiam a outras regiões da China, também tiveram de cancelar todos os seus voos.
Escolas, jardins de infância e outras instituições de treinamento fora dos campi de universidades na maior parte da região de Harbin também foram fechadas no início desta semana, de acordo com a emissora estatal CCTV.
Três estudantes morreram
Já na cidade de Jiamusi, na região nordeste da China, três estudantes morreram durante a passagem da tempestade, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua. O veículo de comunicação chinês reportou também que sete estudantes do ensino médio estavam jogando basquete no clube local quando o telhado desabou sobre ele. Três escaparam, mas os outros quatro ficaram presos.
Alerta máximo de nevasca
Um alerta vermelho de nevasca — o mais alto no sistema de alerta de quatro níveis da China — foi emitido pelas autoridades de Harbin no domingo 5 e na segunda-feira 6. Na Província vizinha de Jilin, mais de 200 entradas de vias expressas foram fechadas devido à nevasca persistente.