Em pleno Dia da Independência da Argentina, comemorado no sábado 9, milhares de cidadãos foram às ruas para protestar contra o governo de Alberto Fernández. As manifestações ocorreram não apenas na capital, Buenos Aires, mas também em Córdoba, Mar del Plata, Rosário e Santa Fé.
Em Buenos Aires, foram realizados comícios no Obelisco, na Avenida 9 de Julho e na Plaza de Mayo. O lema “Vamos defender a República” mobilizou políticos de diferentes espectros ideológicos, da esquerda à direita. As convocações, feitas sobretudo pelas redes sociais, pediam um “Argentinazo”.
🇦🇷 | PROTESTAS EN ARGENTINA: Miles de personas salieron hoy a las calles para protestar contra el gobierno de Alberto Fernández y Cristina Kirchner. pic.twitter.com/44VcEHDFfO
— News Day Mundo (@NewsDayMundo) July 10, 2022
Os manifestantes empunhavam cartazes com frases de repúdio à atual administração federal. “Viva a pátria”, “Governo de ladrões” e “Argentina sem Cristina” eram alguns dos recados transmitidos pelos cidadãos.
Um dos slogans virou música: “¡Andate a Cuba, la put* que te parió!”, por exemplo, entoou na Casa Rosada. A atmosfera era similar à vivenciada pelos torcedores do Boca Juniors em La Bombonera, estádio do clube de futebol.
🇦🇷 | AHORA: “¡Andate a Cuba la put* que te parió!”, gritan manifestantes frente a la Casa Rosada, en rechazo al gobierno de Alberto Fernández y Cristina Kirchner. #9JTodosALaCalle pic.twitter.com/e8l2fCeXrF
— News Day Mundo (@NewsDayMundo) July 9, 2022
Houve também protestos no exterior. Em Miami, os cidadãos argentinos se manifestaram na Avenida Collins e na Rua 72. Ainda foram convocados protestos em Roma, Madri, Barcelona e Londres.
As manifestações ocorreram uma semana depois de o então ministro da Economia, Martín Guzmán, renunciar ao cargo. Na segunda-feira 4, o dólar blue (paralelo) atingiu 280 pesos, e a Bolsa de Valores da Argentina caiu mais de 3%. A inflação no país é superior a 60%.
Relacionadas
Em discurso, Fernández pediu “unidade” aos argentinos. “A História nos ensina que é um valor que devemos preservar nos momentos mais difíceis”, afirmou. “Devemos trilhar o caminho para o equilíbrio fiscal e estabilizar a moeda.”
Leia mais: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, artigo de Luís Artur Nogueira publicado na Edição 68 da Revista Oeste
Zero peninha dos argentinos.
Até uma criança de 5 anos sabe q votar no fantoche comunista e na ladra de carteirinha seria a ruína argentina.
Agora pagam com a b****.
Macri foi tímido nas reformas, mas era um candidato melhor.
Preferiram dar ouvidos aos militantes q infestam a vida do país ha décadas.
O argentino tem uma invencível vocação para o fracasso e de apostar na solução assistencialista.
A mente deles é escravizada nisso.
Jamais sairão do atoleiro.
A nós compete divulgar o q esse dura lição pode nos causar.
Disse tudo.
Mas não era o Fernandez melhor que o macro?
Afinal lá está tudo ótimo, pois até legalizaram o aborto, pra virar um paraíso(irônico)
A esquerda quando não tem planos e projetos de governo fazem populismos: com banheiro unissex, liberaram aborto,congelam preços e proíbem exportações,e inventam uma lorota pra derrubar árvores, essa é a esquerda.
E povo que fod@-$e.
É coisa de doido, a mesma população que o elegeu, hoje é a mesma que grita contra ele, o mesmo aconteceu na França um dia depois de Macron se reeleger, jogaram ovo nele, como diz todo esquerdista tem cérebro de camarão.
Taí o Brasil de amanhã, caso um ladrão, de apelido Lula, chefe do narcotráfico latino americano, portanto, claramente ilegítimo, seja eleito. Deveria estar preso. Mas, os parças, também narcotraficantes, lá do STF, causaram esta aberração jurídica no país. E digo mais, quem apoia, idolatra e vota nesse bandido estrume, bandido estrume é! Grande maioria desses pseudos jornalistas e artistas decadentes, fazem parte desta gang parasitária.
E não foi por falta de avisos!!
Bolsonaro já prévia esse desastre.
Agora, o Brasil está severamente ameaçado com essa praga daninha, chamada SOCIALISMO/COMUNISMO que só entra pra destruir tudo pela frente. Não podemos deixar que esses facínoras sejam eleitos aqui.
FORA, MALDIÇÃO!!!
AÇO NO COMUNISMO. SÓ O AÇO SALVA 🇧🇷
E a gente vendo o desespero dos militantes do lularápio nas redes sociais tentando convencer o povo que está melhor na Argentina, que os preços estão mais baratos (claro, com a desvalorização enorme da moeda deles), que o combustível está mais barato (claro, o deles é misturado com outros “produtos” e rende bem menos, não vale nada perto do nosso e o barato sai muito mais caro), além desse pessoal ter a cara de pau de dizer que lá não está faltando produtos, isso é desespero total 🤷🏻♀️
Chile e Argentina a caminho do caos social.
Colômbia se reaproximando das FARC e da Narco-Venezuela. Mais alguns milhões rumo à miséria.
Aqui, se não ocorrer um escândalo bombástico envolvendo o PT ou STF, somente o 142 nos salvará.
Já não tenho tanta certeza que as pesquisas estejam compradas.
Pois é, depois das eleições, depois da cagada feita, fica ruim pra consertar… Aqui no Brasil tenho feito minha parte para termos a reeleição do nosso PR, vou a todas manifestações, participo intensamente nas redes sociais em favor do nosso PR, porém se essa corja de esquerdopatas colocarem o carniça no governo, claro via mão grande, vou ficar na minha, protestar depois do desastre, creio que não terei ânimo…
Não sei do que o povo argentino está reclamando, fizeram opção nas urnas por um governo socialista, o presidente eleito está implantando o maravilhoso sistema na Argentina, está dando certo, falta pouco para atingirem a plenitude do socialismo, parabéns argentinos, a imprensa e as “zelite “ brasileira os parabenizam por vocês terem “um presidente”, RPC.
Corrigindo, RIP.
Que se lasquem. Quem mandou votar num lixo de esquerda?
Eles não têm que protestar coisa nenhuma,afinal, foram eles que apesar de todos os avisos colocaram essa gente no poder. É chorar na cama que é lugar quente.
O mesmo se aplica ao Brasil caso Lula e sua quadrilha sejam eleitos.
Quem cria ratos tem que depois sair com o veneno nas mãos. Gritar é bom, mas agir e votar nas urnas corretamente é melhor ainda. Brasil que fique atento
A metástase socialista tomando todos os órgãos e setores da sociedade, destruindo mais uma nação.
É… Parece que os argentinos estão ouvindo o Fernández e se unindo…!