No País de Gales, o Royal Mail (correio do Reino Unido) fez a entrega de um cartão-postal com mais de 120 anos de atraso. A chegada da correspondência centenária surpreendeu os funcionários da Sociedade dos Construtores de Swansea, que hoje ocupa o endereço do destinatário. Destinada a Lydia Davies, a encomenda chegou na sexta-feira 16, de acordo com a Sky News.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O diretor de marketing e comunicações da sociedade, Henry Darby, descreveu a experiência como “emocionante”.
“É um pouco assustador; não gosto muito de tocar no cartão, porque parece uma peça de antiquário”, disse ele, que publicou sobre o episódio nas redes sociais. “Há muitas histórias cativantes em nossos perfis, nos comentários que estamos recebendo de pessoas realmente apaixonadas pela cidade e pelo que ela já foi”.
Entrega do correio revela detalhes curiosos de cartão-postal
A mensagem no cartão-postal diz: “Cara L., não consegui, não foi possível obter um par destes”. E continua: “Sinto muito, mas espero que esteja se divertindo em casa. Tenho agora cerca de 10 xelins como mesada, sem contar a passagem de trem, então, estou bem. Mande lembranças minhas para a senhorita Gilbert e para o John. Com amor a todos, de Ewart.”
Veja imagens do cartão original:
+ Descoberta a “história mais antiga do mundo”
Entre os comentários que a Sociedade recebeu em postagem nas redes sociais sobre o cartão, um foi de uma suposta parente do remetente. A mulher seria possivelmente a sobrinha-neta de Lydia Davies.
Possíveis explicações para o atraso
O cartão-postal apresenta uma imagem em preto e branco da pintura The Challenge, do artista britânico Edwin Henry Landseer. Ele partiu de Fishguard, Pembrokeshire, em 23 de agosto de 1903. Um porta-voz do Royal Mail sugeriu que o cartão pode ter sido “colocado de volta no sistema, em vez de se perder no correio”.
Ele acrescentou: “Quando um item está em nosso sistema, temos a obrigação de entregá-lo ao endereço correto”.
Leia também: “Restos mortais de aviadores desaparecidos no Dia D podem ter sido encontrados”