No Sri Lanka, milhares de cidadãos invadiram a residência presidencial, fizeram exercícios físicos na academia, tomaram banho, mergulharam na piscina e tocaram piano. Essas cenas foram registradas no sábado 9, data em que o primeiro-ministro do país, Ranil Wickremesinghe, renunciou ao cargo. A decisão foi tomada depois de as lideranças de seu partido exigirem que ele e o presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, deixassem o governo.
🇱🇰Sri Lank:
Protestujący cieszą się basenem prezydenckim po szturmie na pałac. pic.twitter.com/ntiaMeZ1Wu— Daniel (@Daniel870219561) July 9, 2022
O palácio do presidente no Sri Lanka se tornou uma sala de ginástica para o povo. https://t.co/9fV7V5BTuV
— Tininha Souza 🌼🇧🇷🇵🇹 (@tininhasouzarj) July 9, 2022
President's Piano….
Protesters enjoying some music at the seized President's house in Colombo#SriLanka #SriLankaProtests #SriLankaEconomicCrisis #SriLankan #SrilankanCrisis #SriLank #SrilankaPresident #Colombo #GotabayaRajapaksa #GoHomeGota2022 pic.twitter.com/qlzXGX7LkO
— Siraj Noorani (@sirajnoorani) July 10, 2022
Segundo o porta-voz do premiê, Wickremesinghe disse aos líderes do partido que renunciará assim que todas as legendas concordarem em formar um novo governo. Ele havia assumido o cargo em maio.
Rajapaksa, cuja família dominou a política do Sri Lanka na maior parte dos últimos 20 anos, não emitiu nenhum comunicado oficial. Ele enfrenta o maior protesto ocorrido na história do país, com a entrada de dezenas de milhares de pessoas em sua residência e no escritório oficiais. Os cidadãos o culpam pela crise econômica que assola a região.
“Para garantir uma transição pacífica, o presidente disse que deixará o cargo em 13 de julho”, informou o presidente do Parlamento, Mahinda Abeywardena.
Manifestantes invadindo o palácio presidencial do Sri Lanka hj de manhã. A crise econômica lançou o país na falência, c/o governo sem recursos nem sequer p/os serviços mais básicos. O presidente fugiu. pic.twitter.com/jUD28O56ag
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 9, 2022
Situação totalmente caótica no Sri Lanka por causa da crise econômica. O PM do país disse q o país está falido e o presidente fugiu p/local incerto hj de manhã após a multidão cercar a residência oficial. Recolher obrigatório nas principais cidades. pic.twitter.com/iSkrK05wUH
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 9, 2022
Neste domingo, 10, os Estados Unidos pediram que os futuros líderes do país “trabalhem rapidamente” em soluções contra a derrocada econômica do país.
A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que quase 30% dos 21 milhões de habitantes do país correm o risco de não ter acesso a alimentos. A economia do Sri Lanka está em frangalhos, e o governo suspendeu o pagamento de empréstimos estrangeiros. A dívida externa total ultrapassa os R$ 50 bilhões.
O Sri Lanka é dominado há décadas por uma espécie de família Arraes de lá. A mesma demagogia, o mesmo discurso socialista e a mesma corrupção enquanto vivem no bem bom às custas do povo.