Ao todo, 12 países relataram 169 casos de crianças que contraíram hepatite de origem desconhecida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre elas, 17 precisaram realizar transplante de fígado. Pelo menos uma morreu, até agora.
De acordo com a OMS, os testes de laboratório excluíram os vírus habituais que causam a doença (vírus da hepatite A, B, C, D e E). Entretanto, uma nova cepa do adenovírus, um vírus causador de resfriado e conjuntivite, é a hipótese provável da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, país com 114 infecções — o maior número já registrado. O Brasil não apresentou nenhum caso.
A Espanha registrou 13 ocorrências de hepatite grave. O surto também se espalhou por EUA, Israel, Dinamarca, Holanda, Itália, Irlanda, França, Romênia, Bélgica e Noruega. Cerca de 74 crianças testaram positivo para infecção por adenovírus.
“Embora os números não sejam grandes, as consequências foram bastante graves”, afirmou o epidemiologista Richard Pebody, que lidera a equipe de investigação da OMS.
Sintomas
A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido apontou os principais sintomas da doença. Dor abdominal e muscular, olhos e pele amarelados, cansaço, urina escura, fezes brancas ou acinzentadas, vômitos e perda de apetite foram os relatos mais comuns nos casos em crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade.
“Medidas convencionais de higiene, como boa lavagem das mãos e higiene respiratória, ajudam a reduzir a propagação de muitas das infecções que estamos investigando”, alertou Meera Chand, diretora de Infecções Clínicas e Emergentes da agência britânica, em nota.
Segundo a OMS, uma possibilidade para o surgimento do novo surto foram as restrições de isolamento pela pandemia de covid-19, que podem ter enfraquecido a imunidade das crianças.
O Brasil não apresentou nenhum caso e com a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo não apresentará. O Senhor há de ocultar as crianças aos olhos do inimigo.
Como tem surgido novas cepas depois das picadinhas milagrosas em massa!
Mais um virus letal para a colecao das bestas q se intitulam cientistas