Uma forte tempestade causou inundações na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, deixando várias ruas embaixo d’água nesta sexta-feira, 29. O governo local precisou declarar estado de emergência na região.
A chuva fora de época pegou as autoridades de surpresa. Um alerta chegou a ser emitido para celulares da população nova-iorquina, mas, como se tratava de um evento imprevisto, a mensagem só chegou quando muita gente já havia saído para o trabalho.
“Esta é uma tempestade perigosa e com risco de vida”, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, que declarou estado de emergência na cidade. “É provável que ocorram inundações repentinas significativas. Evite viagens. Mova-se para um terreno mais alto”.
Metrôs e aeroporto de Nova York afetados
A Ilha de Manhattan teve parte do seu território atingido. Ruas inundadas provocaram o fechamento de estações de metrô. Praticamente todas as linhas tiveram as operações suspensas, redirecionadas ou sofreram atrasos. Duas das três linhas da Ferrovia Metrô-Norte foram suspensas, segundo o site g1.
Voos no aeroporto de LaGuardia, um dos principais da cidade, no distrito dos Queens, também tiveram de ser adiados pelo estado de emergência. Em um trecho da FDR Drive, uma importante via ao longo da zona leste de Manhattan, alguns motoristas abandonaram seus carros.
Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram a água caindo em estações de metrô e porões.
A Autoridade Metropolitana de Transportes, que administra linhas de metrô e trens suburbanos, chegou a pedir aos moradores da cidade mais populosa dos EUA que ficassem em casa, se pudessem.
Cidades ao redor de Nova York, como Hoboken e Jersey City, ambas no Estado de Nova Jérsei, também sofreram inundações.
Leia mais: “O que está acontecendo com Nova York?”
Até o começo da manhã, choveu quase 70 mm — e é previsto cair mais 65 mm por hora até o fim do dia, o que pode causar inundações em estradas e outras áreas dos EUA. O serviço norte-americano de meteorologia afirmou que riachos podem inundar até sábado 30.