Um novo terremoto foi registrado nesta segunda-feira, 20, na região da fronteira entre a Turquia e a Síria. O Centro Sismológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o abalo teve magnitude de 6,3, a uma profundidade de 10 quilômetros. O epicentro do tremor, segundo o USGS, foi na cidade de Uzunbag, no Estado de Hatay, na Turquia.
A rede Al Jazeera noticiou um segundo terremoto, de magnitude 5,8, com epicentro em Samandag, também na Turquia. Segundo o European Mediterranean Seismological Centre (EMSC), outros nove tremores de magnitude menor (entre 3 e 4) atingiram a região ao longo da tarde desta segunda-feira.
Segundo a agência estatal de notícias da Síria (Sana), seis pessoas ficaram feridas por destroços de construções que desabaram com os novos tremores. Ainda não há informações de mortos ou feridos na Turquia.
Segundo informações de agências internacionais, a prefeitura de Hatay afirmou que há pessoas presas em prédios que desabaram total ou parcialmente. Essas pessoas teriam voltado às suas residências para buscar objetos. Os tremores foram sentidos na Turquia, na Síria, na Jordânia, em Israel e no Egito.
Dezenas de vídeos foram postados nas redes sociais do momento em que o tremor ocorre. Neste, as pessoas ficam assustadas, no Aeroporto de Hatay.
🚨🇹🇷 | Aeroporto de Hatay durante o terremoto que atingiu a Turquia hoje (20/02/23) pic.twitter.com/NPB1TPzk6b
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) February 20, 2023
Em 6 de fevereiro, um forte tremor, de magnitude 7,8, atingiu a região, matando mais de 46 mil pessoas na Turquia e na Síria e deixando mais de 385 mil residências inabitáveis. Há mais de 1 milhão de desabrigados.
Nesta segunda-feira, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse à Turquia que os Estados Unidos ajudariam na reconstrução do país pelo tempo que fosse necessário. O montante até agora enviado à Turquia e Síria seria de US$ 185 milhões, disse Blinken.