A capital da França recebeu duas edições dos Jogos Olímpicos antes de 2024. Uma delas foi a Olimpíada de Paris 1924, quando os atletas brasileiros participaram e não conquistaram nenhuma medalha.
Ao todo, 12 atletas brasileiros participaram da Olimpíada de Paris 1924. Todos homens, eram três remadores, um atirador e oito competidores do atletismo. O melhor resultado do Brasil na competição veio do remo, com o quarto lugar conquistado pelos irmãos Edmundo e Carlos Castello Branco.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, outro resultado de destaque ocorreu no lançamento de martelo — o 14º lugar conquistado por Octávio Zani. Os Jogos na capital francesa em 1924 marcaram a segunda ida de atletas para representar o Brasil. Os brasileiros não participaram na primeira Olimpíada em Paris, que aconteceu no ano de 1920.
Os primeiros Jogos Olímpicos com o Brasil
A estreia nacional ocorreu uma edição antes da de 1924. Ela ocorreu jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920, quando o Brasil conquistou suas três primeiras medalhas — uma de cada tipo (ouro, prata e bronze). A equipe tinha 21 atletas. Eles disputaram na natação, no polo aquático, no remo, nos saltos ornamentais e tiro esportivo.
Os atiradores foram os responsáveis por todas as vezes em que o Brasil subiu ao pódio naquele ano. O ouro veio pelas mãos do coronel Guilherme Paraense. A prata foi uma conquista Afrânio Costa, advogado e diretor de tiro esportivo do Fluminense. E a equipe de tiro ficou com o bronze na modalidade pistola 50 metros.
Leia também:
Outras participações sem medalhas
Até hoje, o Brasil participou de 25 edições de Jogos Olímpicos. Em três deles, o país não conseguiu subir ao pódio. Além do evento 1924, isso aconteceu em Los Angeles 1932 e Berlim 1936.
Somando as 22 edições em que subiu ao pódio, o Brasil já conquistou 170 medalhas olímpicas — foram 40 de ouro, 49 de prata e 81 de bronze. Delas, 20 foram na última Olimpíada de Paris, concluída no último domingo, 11.
Prêmios na Olimpíada de Paris 2024
Das conquistas do Brasil em Paris 2024, foram três ouros, sete pratas e dez bronzes. Na delegação brasileira, apenas as mulheres conseguiram o primeiro lugar no pódio. Isso aconteceu na ginástica olímpica (com Rebeca Andrade), no judô (Beatriz Souza) e no vôlei de praia (Duda Lisboa e Ana Patrícia Silva Ramos). As segundas colocações vieram com o surfe (Tatiana Westin-Webb), o judô (Willian Lima), a canoagem (Isaquias Queiroz), a equipe de futebol feminino e duas vezes na ginástica artística, com a média do circuito completo e o salto (Rebeca Andrade). As terceiras posições, por fim, vieram por meio do time de vôlei feminino, ginástica artística (equipe feminina), boxe (Beatriz Ferreira), corrida de 400 metros com barreiras (Alisson dos Santos) e o skate, no street (Rayssa Leal) e no park (Augusto Akiko).
Olimpíadas de Tóquio foi o melhor desempenho em olimpíadas do Brasil. Quem era o presidente?
E o ano em que o Brasil conquistou medalhas?