O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, como o atirador responsável pela tentativa de assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em um comício neste sábado, 13.
O suspeito foi baleado e morto pelo Serviço Secreto segundos depois de disparar tiros em direção a um palco onde Trump discursava na cidade de Butler, Pensilvânia.
O FBI afirmou que está trabalhando para descobrir o motivo do ataque, no qual um participante do comício morreu e dois outros ficaram gravemente feridos. O ex-presidente Donald Trump foi baleado na orelha.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Atirador de Trump fez doação para comitê político de esquerda
Os registros de eleitores estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado. A próxima eleição, marcada para 5 de novembro, seria a primeira em que o atirador teria a idade mínima para votar.
Crooks morava a cerca de uma hora de distância de onde o tiroteio ocorreu. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) disse, neste domingo, 14, que fechou o espaço aéreo na região de Bethel Park por “razões especiais de segurança”.
Quando Crooks tinha 17 anos, ele fez uma doação de US$ 15 para o ActBlue, um comitê de ação política que arrecada dinheiro para políticos de esquerda e democratas, segundo um registro da Comissão Eleitoral Federal de 2021.
Leia também: “Autoridades revelam identidade de atirador que tentou matar Trump”
A doação foi destinada ao Progressive Turnout Project, um grupo nacional que reúne democratas para votar.
O pai de Crooks, Matthew Crooks, 53, disse à CNN Internacional que estava tentando descobrir o que aconteceu e que falaria primeiro com a polícia antes de dar declarações públicas sobre seu filho.
Thomas Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School, de acordo com o Pittsburgh Tribune-Review. Ele recebeu um “prêmio estrela” de US$ 500 da National Math and Science Initiative, de acordo com o jornal.
Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022 citado pelo jornal americano The New York Times mostra Crooks recebendo seu diploma do ensino médio com alguns aplausos. Nos registros, o homem utilizava óculos e vestia uma beca de formatura preta.
NEW: Footage from Bethel Park High School's 2022 graduation ceremony shows a 'Thomas Crooks' getting his diploma.
— Collin Rugg (@CollinRugg) July 14, 2024
The New York Post is reporting that Thomas Matthew Crooks was the suspect who shot Trump.
Videos are being shared online of a man claiming to be Crooks however the… pic.twitter.com/J7alFfZJk4
Autoridades policiais disseram que Crooks não levou nenhuma identificação ao local do tiroteio e teve de ser identificado por outros métodos.
“Estamos analisando fotos agora e tentando analisar o DNA dele e obter confirmação biométrica”, disse o agente especial do FBI responsável, Kevin Rojek, durante uma coletiva de imprensa.
O jornal USA Today informou que dezenas de veículos policiais estavam estacionados do lado de fora de uma residência listada no endereço do registro de eleitor de Crooks.
Leia também: “Trump é retirado de comício com mancha de sangue depois de atentado”
Agentes do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e um esquadrão antibombas estiveram na residência do atirador, segundo a publicação. O perímetro da residência do suspeito foi isolado.
Que diferença para a nossa “polícia federal “
Bomba de fumaça…. Os contratantes são especialistas em CONTRATAR INDUZIR os famosinhos Lobos Solitários
E o FBI e CIA em acreditar nisso e fazer um esforço monstruoso para que o público acredite…para tornar a estorinha QUE JÁ ESTÁ Montada à tempos . VEROSSÍMIL.
COMO o serviço secreto Esperou TANTO??
COMO !?! Aquilo que EU vi foi o sniper aguardando que o assassino fizesse o serviço e ele mataria o atirador…limpeza.
Concordo em gênero, numero e grau.
Também tive a impressão que o sniper da segurança demorou a fazer seu disparo. Um tiro de fuzil AR 15 a 130m não é um duelo de revólveres de filme de cowboy. Exige posicionamento do corpo, do rifle, enquadrar o alvo na mira e fazer o disparo. Filmes da guerra do Iraque mostraram essa técnica com detalhes. Há tb a impressão que o sniper tirou o olho da mira pouco antes do seu disparo.
A inscrição do criminoso no Partido Republicano tem o mesmo objetivo que o registro do RG na Câmara de Deputados no mesmo horário?
Esperamos investigações sérias desses detalhes.
Doa , age atua CONCRETAMENTE para os Democratas ( 1) doações ; 2) tiros) e se filia aos Republicanos sorrateiramente. Agem de uma forma, mas fingem ser de outra ! Concretamente, por Atos, ele é D ou E ? rs
Uma espécie de “Adélio” americano…
Creio que houve algum equívoco ao afirmar que o autor do atentado seria um republicano registrado. O correto, não seria um Democrata registrado?
Creio que houve algum equívoco ao afirmar que o autor do atentado seria um republicano registrado. O correto, não seria um Democrata registrado?
Creio que houve algum equívoco ao afirmar que o autor do atentado seria um republicano registrado. O correto, não seria um Democrata registrado?