Dois astronautas da Nasa, agência aeroespacial norte-americana, perderam, acidentalmente, a bolsa de ferramentas no espaço enquanto realizavam uma manutenção fora da Estação Espacial Internacional (ISS). O incidente aconteceu no início do mês. A maleta está flutuando na órbita da Terra e poderá ser vista, com o uso de binóculos, pelos próximos meses.
Em 2 de novembro, os astronautas Jasmin Moghbeli e Loral O´Hara saíram para a sua primeira caminhada espacial ao redor da ISS. O que seria um serviço de manutenção de rotina acabou ganhando o noticiário internacional pelo inusitado.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Eles passaram exatamente seis horas e 42 minutos fora da estação removendo uma peça de suporte e substituindo um rolamento. Só quando retornaram à estação espacial é que perceberam que algo estava faltando: a bolsa de ferramentas que estava com o major Moghbeli.
A notícia foi divulgada depois de a Nasa fazer, em seu site, uma atualização sobre a caminhada espacial.
A Nasa informou que o serviço não será prejudicado, uma vez que as ferramentas que estão na bolsa não eram “necessárias para toda a caminhada espacial”. A agência aeroespacial não especificou sobre quais ferramentas estão na maleta.
Leia também: “SpaceX vai lançar foguete hoje à noite; saiba como assistir”
A equipe de astronautas também está segura. O controle de Missão da Nasa afirmou que a trajetória da bolsa representa um baixo risco de colidir com a estação espacial.
Os especialistas que estão acompanhando o caso dizem que, atualmente, a bolsa está flutuando pelo espaço a cerca de 250 milhas acima da Terra, e permanecerá lá por um tempo.
Leia também: “Astronautas coletam amostras de rochas que revelam idade da Lua”
O site que rastreia eventos no espaço, o EarthSky, afirmou que a bolsa, brilhante e branca, provavelmente permanecerá no espaço por alguns meses e depois se desintegrará.
A bolsa perdida este mês está agora entre os milhares de objetos flutuando pelo espaço. De acordo com a Nasa, os astronautas que perderam a bolsa de ferramentas estão há várias semanas na ISS.
A astronauta Loral O´Hara acoplou a bordo de um foguete Soyuz, em 15 de setembro. Jasmin Moghbeli, que também é major do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, chegou à estação espacial em 27 de agosto, com a função de ser o comandante da missão SpaceX Crew-7, da Nasa.
Leia também: “NASA registra foto de Júpiter com ‘rosto nas nuvens'”
Muitos objetos perdidos no espaço
Essa não foi a primeira vez que astronautas perderam bolsas de ferramentas durante uma caminhada espacial. Em 2008, uma maleta também se afastou de uma astronauta enquanto ela realizava algumas manutenções fora da estação.
Em setembro, a Agência Espacial Europeia informou que havia mais de 35 mil objetos de detritos no espaço, rastreados e catalogados por redes de vigilância espacial a fim de evitar danos a satélites. Entre os itens, estão: ferramentas como pistolas de graxa e parafusos.
Segundo a agência, também existem milhares de “objetos de detritos” menores flutuando no espaço e que não são rastreados.