O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou nesta quarta-feira, 31, que vai pedir a prisão do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Tribunal Penal Internacional (TPI) pelo ataque violento contra manifestantes depois das eleições do último domingo, 28.
“Chegou a hora da justiça e vamos solicitar a imposição de acusações com um mandado de prisão”, declarou Almagro durante uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA, em Washington, nos Estados Unidos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Almagro justificou o pedido por crimes de guerra cometidos por Maduro desde 2014. “Maduro anunciou um banho de sangue e está cumprindo”, afirmou o secretário, referindo-se aos 16 manifestantes mortos em protestos contra a reeleição do ditador.
Maduro falou em “banho de sangue” na Venezuela
Durante a campanha, Maduro alertou para o fato de que a Venezuela poderia enfrentar um “banho de sangue” e uma “guerra civil” caso não fosse reeleito. Almagro destacou que a declaração “impressionou” e “impressiona muito mais quando ele faz”.
Leia também: “‘Ditadura de Maduro está fabricando atas da eleição’, denuncia jornalista venezuelano”
Maduro concorreu à reeleição no último domingo, 28, e se autoproclamou vencedor na segunda-feira, 29, com 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia.
A oposição, no entanto, acusa o ditador de fraude e contesta o resultado. Desde o anúncio da reeleição, protestos surgiram na Venezuela e têm sido reprimidos com balas de borracha, gás lacrimogêneo e força policial.
Leia também: “Petro quer transparência na contagem de votos na Venezuela e pede aos EUA que suspendam ‘bloqueios’ ao país”
Um idoso com 80, 90, muitas vezes, só consegue realizar um desejo infantil depois de muita “tentativa/erro”. Vejo assim a luta contra a corrupção e o terrorismo na América Latina e no mundo.
Brasil cúmplice de terroristas e narcotraficantes, parabéns aos eleitores e TSE / STF que colocaram essa quadrilha no poder.
O pedido, se sair, estará só 10 anos atrasado!
Mais do que preferências partidárias são as vidas que estão sendo perdidas e uma passação de pano vergonhosa do governo brasileiro e da seita PT e PSOLcopata …..cadê os tagarelas covardes do STF ?