A realização da competição de triatlo masculino no Rio Sena, em Paris, pode ser cancelada em decorrência da presença de coliformes fecais na água. A decisão sobre a prova vai ser tomada às 4 horas de terça-feira 30, horário local — o que corresponde às 23 horas desta segunda-feira, 29, horário de Brasília.
A informação foi reportada pelo diretor-executivo de Paris-2024, Etienne Thobois. Os atletas serão notificados sobre a decisão final de manter a competição ou não no Rio Sena ainda na madrugada, enquanto estiverem na Vila Olímpica.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os treinos de adaptação no Rio Sena, marcados para domingo 28, e nesta segunda-feira, 29, foram cancelados devido à qualidade da água. Se a prova for cancelada, ela será remarcada para o dia seguinte. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A prova de triatlo está programada para às 8h locais desta terça-feira, 30, — 3h da manhã em Brasília —, com a participação dos brasileiros Miguel Hidalgo e Manoel Messias. Com a proibição de treino no Sena, os atletas têm treinado em piscina.
Leia também: “Olimpíadas 2024: técnico de boxe de Samoa morre na Vila Olímpica“
Thobois explicou que serão consideradas as medições das últimas 24 horas em diferentes pontos do rio, que mostram uma redução progressiva da contaminação por coliformes fecais.
“O nível da água está baixando rapidamente”, afirmou. “A previsão é de sol. Estou confiante que poderemos realizar a prova, e ainda temos um plano de contingência para sexta-feira, 2, só por desencargo.”
Treinos cancelados no Rio Sena
Devido à qualidade da água, um treino de familiarização para o treino de triatlo no Rio Sena precisou ser cancelado na manhã deste domingo, 28. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a mudança foi decorrente das recentes chuvas na capital francesa.
“Os testes que realizamos nos sábado, 27, no Sena revelaram níveis de qualidade da água que, na visão da federação internacional, World Triathlon, não davam garantias suficientes para permitir a realização da prova”, declarou o COI.
O Rio Sena passa por um processo de despoluição, o que é visto como um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos.
A França é o país da merda.
É triste, mas é o que a França vem produzindo em quantidade há algum tempo!