Um grande comboio de caminhões de ajuda humanitária foi “violentamente saqueado” na Faixa de Gaza no último sábado, 16. É o que afirma a agência da ONU para refugiados palestinos, conhecida como UNRWA.
Segundo a organização, os motoristas foram forçados a descarregar os suprimentos sob a mira de uma arma. O comboio, de 109 caminhões, estava saindo do posto de fronteira de Kerem Shalom, no sul de Gaza, quando foi saqueado.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Segundo a UNRWA, diversas pessoas que conduziam a frota ficaram feridas, e vários veículos foram danificados.
Os caminhões, que levavam suprimentos de alimentos da UNRWA e do Programa Mundial de Alimentos da ONU, estavam programados para entrar em Gaza neste domingo, 17.
No entanto, segundo a agência, militares israelenses pediram para que a saída fosse antecipada “em curto prazo por uma rota alternativa e desconhecida”.
Leia também: “Aliado do Hamas, Jihad Islâmica divulga novo vídeo de refém israelense em Gaza”
Agência diz que responsabilidade pelo saque em Gaza não está clara
Para a entidade, “não ficou claro” quem foi o responsável pelo saque. No passado, porém, Israel acusou os terroristas do Hamas de roubarem comboios para abastecer as próprias forças.
A UNRWA disse que os roubos frequentes de ajuda humanitária foram, em parte, resultado do colapso da lei e da ordem em Gaza em tempos de guerra, além do “crescente desespero entre os palestinos e das políticas das autoridades israelenses”.
Leia também: “Israel lança panfletos em Gaza com recado ao Hamas: ‘Não vai mais governar'”