Em um vídeo postado nas redes sociais Alexei Navalny pode ser ouvido gritando de dor no banheiro de um avião
Alexei Navalny, o oponente mais proeminente do presidente russo Vladimir Putin, está em coma na UTI de um hospital na Sibéria após supostamente ter sido envenenado.
Navalny, um dos principais críticos do Kremlin, estava retornando a Moscou em um voo na quinta-feira, 19, quando adoeceu logo após a decolagem e perdeu a consciência após desmaiar no banheiro do avião.
Segundo a porta-voz dele, Kira Yarmysh, a suspeita é que ele tenha sido envenenado por algo misturado em seu chá no aeroporto.
“Foi a única coisa que ele bebeu durante toda a manhã. Os médicos disseram que a toxina foi absorvida mais rapidamente através do líquido quente”, disse a porta-voz.
A aeronave fez um pouso de emergência na cidade de Omsk, onde Navalny foi levado ao hospital e colocado em um respirador.
Em um vídeo postado por um passageiro no Instagram, o opositor de Putin pode ser ouvido gritando de dor no banheiro enquanto os paramédicos embarcam no avião.
Segundo o jornal Financial Times, autoridades de saúde locais disseram que Navalny estava em uma condição estável, mas crítica, acrescentando que os médicos estavam “realizando todos os testes necessários”.
LEIA MAIS: EUA X CHINA E A GRANDE AMEAÇA GEOPOLÍTICA
A família e os assessores de Navalny querem transferi-lo para um hospital de toxicologia na Europa, mas, de acordo com sua médica particular, Anastasia Vasileva, foi negado o direito de fazê-lo pelo hospital de Omsk.
Os médicos disseram que a condição de Navalny significava que ele não poderia ser transferido e disseram que “não precisavam de ajuda externa”.
O Kremlin disse que uma investigação será iniciada se for provado que Navalny foi envenenado e que agilizará qualquer apelo para que ele seja enviado ao exterior para tratamento médico.
Alexei Navalny
Alexei Navalny, de 44 anos, é o rosto da oposição ao Kremlin.
No ano passado, ele alegou que foi envenenado com uma substância desconhecida que provocou uma reação alérgica severa enquanto cumpria uma de suas muitas sentenças de prisão por protestar contra Putin.
Em 2017, um ativista pró-Kremlin o atacou com uma substância química que o deixou parcialmente cego de um olho.
O jogo é duro!
A Rússia de Putin ainda esta nos anos 60 em termos de política.