Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, acabou com o setor privado do país. Na terça-feira 7, o Conselho Superior da Empresa Privada (Cosep) junto com suas 18 Câmaras Associadas foram dissolvidos, depois de 32 anos de atuação na região.
O setor privado da Nicarágua se distanciou do governo de Ortega desde 2018, quando seus principais dirigentes repudiaram as violações de direitos humanos cometidas por policiais e paramilitares. Os dirigentes foram presos. Os empresários foram exilados nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.
A ex-presidente da Câmara Nacional de Turismo da Nicarágua Lucy Valenti disse que a decisão de Ortega faz parte do “processo de radicalização e talibanização do regime. A ditadura se sente encurralada e toma medidas desesperadas”.
Em janeiro de 2022, o jornal Divergentes disse que o Cosep estava “pronto para uma negociação” com o governo, para libertar três presos políticos atuantes no sindicato patronal, o que acabou não acontecendo.
A notícia do fim do Conselho preocupou empresários e investidores, que temem os confiscos que o cancelamento da personalidade jurídica das Câmaras pode implicar, como aconteceu com o patrimônio de mais de 3,2 mil ONGs desde 2018.
Segundo o El País, as contas bancárias da Associação Nicaraguense de Distribuidores de Veículos Automotores (Andiva) já foram congeladas, enquanto outros empresários “correm contra o tempo” para resguardar imóveis e patrimônios.
A Ana Paula Henkel , recomendou um filme que eu assisti, o nome é A SOMBRA DE STALIN.
Sugiro também que assistam e reflitam. O Comunismo e Socialismo não tem como dar certo, é só pobreza e fome.
TODOS QUE APOIAM E FINANCIAM O TERRORISMO DEVEM IR PARA A CADEIA.
INCLUSIVE PRESIDENTE DE NOVE DEDOS QUE VIVE FALANDO DE DEMOCRACIA MAIS IDOLATRA DITADORES TERRORISTAS DE EXTREMA ESQUERDA
Quem fez o L apoia isso aí.
Faz o L, filho da p…
AINDA BEM QUE ELE NÃO É AMIGO DO LOOLA.
O cachaceiro é completamente a favor do irmãozinho esquerdopata
Nós contra LLLLLs
O Lula vai dar uma ajuda financeira ao país, governado pelo amigo de longa data!
A AL sempre foi um anão na economia global. Com o avanço da esquerda nos territórios que a compõem a irrelevancia se acentuara. Estamos no caminho da democratização plena da pobreza em toda AL. Em breve será 90% pobres, 9% classe média, 1% ricos.
Esse é o amigo do peito e irmão camarada do nosso Molusco.
Aliás, o Brasil não assinou o Documento da ONU contra a Nicarágua, pois está querendo ir pelo mesmo caminho.