O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou que o papa, bispos e padres “são uma máfia organizada”. O ditador ainda disse que a Igreja Católica não pode falar sobre democracia, pois o papa é eleito pela “máfia organizada do Vaticano”. A declaração foi feita na terça-feira, 21.
“Os cardeais e os papas são uma máfia, moram em mansões, vestem roupas que nem Cristo vestia”, disse Ortega. “Olhe para os crimes que cometeram e os crimes que continuam cometendo todos os dias. Crimes que eles cometem porque têm regulamentos absurdos.”
Ortega disse que foi criado no catolicismo, e que Cristo “vive nas cidades cristãs, não pelo exemplo que dão os padres, bispos, cardeais e papas, os quais são uma máfia”.
Depois que o papa Francisco se pronunciou pela sentença de mais de 26 anos de prisão do bispo Rolando Álvarez, Ortega passou a atacar publicamente a Igreja Católica e o Vaticano, cujo representante foi expulso da Nicarágua por Ortega, em maio de 2022.
O bispo Dom Rolando Álvarez foi detido pela Polícia Nacional em 19 de agosto e indiciado pelo crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e divulgar falsas notícias através das tecnologias de informação e comunicação em detrimento do Estado e da sociedade nicaraguense”. A informação foi divulgada pela Diretoria de Imprensa e Relações Públicas do Complexo Judicial Central de Manágua, em 13 de dezembro de 2022.
Em resposta às declarações de Daniel Ortega, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manágua, Silvio Báez, disse que o ditador é “ignorante, cínico, mentiroso, ditador, ilegítimo, ateu, corrupto e criminoso”.
O líder sandinista iniciou uma guerra contra a Igreja, alegando que ela estava conspirando para um golpe, encobrindo e incentivando um “grupo de assassinos”, que teria tentado derrubá-lo e assassiná-lo durante as manifestações antigoverno em 2018, nas quais sua renúncia foi amplamente exigida.
Daniel Ortega vem proibindo qualquer festividade católica, especialmente as procissões, como uma espécie de vingança à Igreja.
Desde as grandes manifestações que pediram a sua renúncia em 2018, quando foi eleito de forma fraudulenta e autoritária, tendo prendido todos os seus adversários, Ortega já fechou mais de 2 mil ONGs que prestavam serviços fundamentais aos nicaraguenses, perseguiu e prendeu opositores, além de confiscar seus bens.
Eis aí um ótimo lugar para o padreco Lancelloti morar e ‘lutar pelos frascos e comprimidos’ oprimidos por um tirano fascista, covarde e genocida. Será muito bem recebido por lá.
A linda amizade desse companhero e do ladrao foi proibida de ser mostrada ao povo brasileiro pelo cabeça de ovo. Que maravilha a democracia do Brasil!
Por via de regra tudo o que um esquerdista/socialista diz é invertido.
Vejam a COBRA que a teologia da libertação criou na Nicarágua! Aqui no Brasil não está sendo diferente. Com a palavra a CNBB. E o Nine o que diz sobre seu amigo?
Com certeza que os povos das fogueiras já emoldurararam essa foto e colocou na cabeceira da cama enquanto prepara-a para receberem os adequados cuidados quando aí chegarem.
Sem novidade, comunista nenhum gosta de cristão, o Cristianismo para eles é um problema já que não comunga as mesmas ideias, a destruição dos valores familiares é foco dessa gente e a igreja está no caminho como escudo, ademais é uma frente que só contempla direitos e democracia desde que tudo esteja dentro do seu contexto de sociedade, ou seja, hipócritas. Brasileiros que se prepararem, peçam forças a Deus, porque dias difíceis poderão vir.
Como católico, sou levado a orar e a “perdoar quem me tem ofendido (Ortega) para que o Pai nosso perdoe as (nossas) minhas ofensas”.
Esse Ortega, assim como o “L”, não valem nada, mas, talvez, esteja se referindo à CNBB ao fazer alusão àquela “Organização organizada”.
É nesse amigo inseparável que o Molusco se inspira.
Quero ver proibir o Círio de Nazareth, a Romaria de Aparecida, etc…
Vai cair do burro.
São vermelhos,então acuse os outros do que você é, no Brasil já estamos acostumados com essas quadrilhas