A Nasa elaborou uma animação com os dez maiores buracos negros já conhecidos pela ciência. Divulgado no início da semana, o vídeo compara a dimensão dos fenômenos com o Sol.
De acordo com a agência espacial, os dez buracos negros têm entre 100 mil e 66 bilhões de vezes a massa do Sol. Eles estão localizados em algumas áreas dentro e fora da Via Láctea. Seus campos gravitacionais podem provocar “sombras” duas vezes maiores que o seu próprio tamanho.
Os buracos negros são regiões espaciais que funcionam como abismos cósmicos, visto que engolem tudo o que se aproxima deles. A aparência escura desses objetos é em virtude da atração de partículas eletromagnéticas pequenas, como a luz.
Vídeo dos dez maiores buracos negros
O primeiro buraco negro exibido pertence à galáxia anã 1601+3113 e tem a massa de 100 mil sóis. Já o Sagitário A*, localizado no centro da Via Láctea, tem o tamanho de 4,3 milhões de sóis e uma sombra equivalente a metade da órbita de Mercúrio.
Dois buracos negros estão localizados na galáxia NGC 7727, um a 1,6 mil anos-luz do outro. Astrônomos da Nasa informam que ambos pesam por volta de 6 a 150 milhões de sóis e devem se fundir nos próximos 250 milhões de anos.
Adoro a Halle Berry. Que ‘fenômeno’.
Eu só queria que um desses buracos negros, o menor que fosse, tipo 1 km quadrado estava de bom tamanho, só pra engolir o prédio do STF junto com seus ministros togados e levassem para outra dimensão pra nunca mais voltarem, virassem poeira cósmica.
Poderia levar também todos os anjinhos protegidos por eles. E na mala, o congresso junto.