A revista Nature publicou um estudo sobre a única prova de assentamento viking na América do Norte e concluiu que ele foi estabelecido em 1021 — portanto, há exatamente mil anos. A data tem imenso valor histórico, pois marca a primeira travessia do Oceano Atlântico, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo.
Leia mais: “Marinheiros de Gênova sabiam da existência da América 152 anos antes da descoberta“
Para chegar a essa conclusão, uma equipe liderada pelo geocientista Michael Dee analisou pedaços de madeira coletados no assentamento de L’Anse aux Meadows. Através dos anéis registrados originalmente nas árvores, os pesquisadores chegaram à data exata.
Os vikings, como todos sabem tinham como base de sua alimentação o pescado e em destaque a pesca do bacalhau. Então eles navegavam sempre atrás desses peixes que sempre migravam de um lado para outro e com isso, foram dar com os costados na Islândia e posteriormente na Groenlândia, sempre atrás deste pescado e nessas ilhas estabeleceram colônias como base de reabastecimento de suas embarcações, para formar uma cadeia logística necessária para suas atividades. Atualmente todos sabem que a costa do Labrador e da vizinha ilha de Newfoundland é a região mais rica em bacalhau em toda a história até os dias atuais. Então é isso, vieram saltando de ilha em ilha até chegar no norte do atual Canadá e realmente descobriram um imenso continente mas o ignoraram pois o que eles só queriam era apenas peixe! E convenhamos eles nunca tiveram recursos humanos para ocupar sequer uma pequena colônia, quanto mais um continente inteiro.
Eu acho que eles se perderam. Contudo…