O Oscar, principal premiação do cinema de Hollywood, apresentou na terça 8 a lista de indicados da 94° edição. A cerimônia vai ocorrer em 27 de março — o filme Ataque dos Cães lidera a lista de menções com 12 indicações, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator.
O longa-metragem Duna ficou em segundo lugar. O filme produzido pela Warner Bros Pictures é estrelado pela atriz Zendaya e foi indicado a 10 estatuetas. Em terceiro lugar está o filme Belfast e Amor, Sublime Amor do produtor Steven Spielberg, com sete indicações cada um.
O filme King Richard: Criando Campeões recebeu seis indicações. No Ritmo do Coração, Não Olhe Para Cima, Dirija Meu Carro, Licorice Pizza e O Beco do Pesadelo, também receberam a indicação de Melhor Filme.
Pela primeira vez desde 2018, a tradicional cerimônia do Oscar acontecerá no Teatro Dolby, e depois de três anos também voltará com dois apresentadores: o ator e comediante Leslie Jordan e a atriz Tracee Ellis Ross.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil tentava uma vaga com o longa Deserto Particular, do cineasta Aly Muritiba, mas ficou fora da disputa pelo 23° ano consecutivo.
A seguir, um resumo das indicações para a categoria de Melhor Filme:
- Ataque dos Cães: Produzido pela Netflix, o filme de faroeste é inspirado no livro de Thomas Savage “Ataque dos Cães” e tem como pano de fundo o estado americano de Montana. No longa, os protagonistas são os irmãos Phil e George Burbank, que são fazendeiros, de família rica e dividem o trabalho no campo. O filme se passa em 1925. Pode ser visto na Netflix.
- Duna: É uma adaptação do livro “Duna” de ficção científica escrito por Frank Herbert, 1965. A história se passa em um futuro distante com muita tecnologia, mas sem qualquer computador ou robôs inteligentes — elementos clássicos na maioria das obras de ficção científica. O protagonista é Paul Atreides, cuja família passa a administrar um planeta desértico, chamado “Duna”. O filme pode ser visto nas plataformas: HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e nos cinemas.
- Belfast: Conta a história de uma família cristã e pobre da Irlanda do Norte em 1960. Tudo isso, na perspectiva do filho de nove anos, Buddy. Em meio aos conflitos da época, o garoto brinca nas paisagens destruídas e sonha com um futuro melhor. Enquanto as mudanças de vida não acontecem, ele se consola com as histórias contadas por Pa e Ma, seus avós. O longa pode ser assistido nos cinemas a partir de 10 de março.
- Amor, Sublime Amor: Adaptado de um musical da Broadway, o filme se passa em 1957. O longa conta a história da rivalidade entre a gangue “Jet”, norte-americanos e “Sharks”, porto riquenhos. Ambas lutam para controlar o bairro Upper West Side. Na trama, a jovem Maria, pertencente à gangue Sharks, está com um casamento arranjado marcado com Chico, mas ela se apaixona por Tony, da gangue rival. Nesta história inspirada em “Romeu e Julieta”, o casal enfrentará grandes problemas para permanecer juntos. O filme pode ser assistido nos cinemas.
- King Richard: Criando Campeões: O filme é inspirado na história de Richard Williams, pai das famosas jogadoras de tênis Serena e Venus Williams. Com o objetivo de fazer as filhas campeãs de tênis, Richard vai fazer de tudo para levá-las das ruas da cidade de Compton para o mundo. O longa pode ser assistido nas plataformas: HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play e Microsoft Store.
- No Ritmo do Coração: Conta a história de uma família com deficiência auditiva, dona de um negócio de pesca nos EUA. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e os irmãos no dia-a-dia. A jovem entra no coral da escola, onde ganha destaque pela bela voz e agora terá que lutar para entrar na faculdade de música enquanto auxilia nos negócios da família. O filme pode ser encontrado nas plataformas: Prime Video, Google Play, Apple iTunes e Looke.
- Não Olhe Para Cima: A produção da Netflix conta a história de Randall Mindy e Kate Dibiasky, dois astrônomos. Eles descobriram um cometa que está em rota de colisão com o planeta Terra. Os dois protagonistas tentam fazer com que a notícia seja levada a sério, mas terão que fazer mais do que contar a notícia para a população, uma vez que ninguém os levará a sério. A trama pode ser assistida pela Netflix.
- Dirija Meu Carro: No Japão, o jovem Yûsuke Kafuku é um ator e diretor de teatro de sucesso. Ele é casado com Oto, uma escritora e dramaturga. Quando a jovem desaparece de forma repentina, Yûsuke fica arrasado. Sofrendo com a dor da perda, ele contrata uma jovem para ser motorista particular. Os dois viverão uma jornada única no longa. O filme ainda não possui previsão de estreia aqui no Brasil.
- Licorice Pizza: Conta a história de Alana Kane, 25, e Gary Valentine,15, e se passa no Vale de San Fernando, 1973. Os dois acabam se apaixonando, mas tentam não permanecer juntos. A trama acompanha a jornada do primeiro amor deles. O filme pode ser assistido nos cinemas a partir de 17 de fevereiro.
- O Beco do Pesadelo: O filme conta a história do vigarista Stanton Carlisle. Ele entra para um “circo dos horrores” após perder tudo. Lá, ele aprende um grande truque que faz com que ele pareça ter poderes mentais. Com isso, começa a ganhar muito dinheiro com a elite nova yorkina nos anos 40. Tempos depois, Carlisle se envolve em um jogo de perseguição com a psicóloga Lilith Ritter, que tenta expor as habilidades fraudulentas de Stanton. O filme está disponível nos cinemas.
Para surpresa de ZERO pessoas! Din din da lei Rouanet foi pra onde, hein? Hein?
Nenhuma surpresa.
E o nosso Marighela afro descendente. Que injustiça.
Por um milésimo se segundo pensava que aquele filmeco “Brasil em vertigem” iria ser indicado! Kkkkk
Esse é o resultado da Lei Rouanet. O dinheiro era investido de maneira ideológica e não por meritocracia.