Novos desdobramentos da agenda alienígena. Se há extraterrestres lá fora, o Congresso dos Estados Unidos (EUA) quer saber. Isso porque nessa quarta-feira 26, a Câmara dos Deputados do país norte-americano convocou uma audiência histórica a fim de passar a limpo os fenômenos de objetos voadores não identificados — óvnis.
Tim Burchett, membro do Partido Republicano, disse no início da reunião que os legisladores dos EUA “não estavam trazendo homenzinhos verdes ou discos voadores para a audiência… Vamos apenas checar aos fatos”. Porém, os relatos, às vezes, levaram ao desconhecido.
Durante duas horas, os políticos norte-americanos ouviram três testemunhas que relataram seus encontros com objetos cuja dinâmica desafiavam as leis conhecidas da física. Eles contaram sobre pilotos com medo de falar, material biológico recuperado de embarcações e supostas retaliações contra delatores dos extraterrestres.
Na audiência, todos reconheceram que os fenômenos estranhos representavam uma ameaça potencial à segurança dos cidadãos norte-americanos. No entanto, a audiência não chegou a qualquer conclusão mais séria — os legisladores norte-americanos também não confirmaram a existência de vida inteligente fora da Terra. O fato de os congressistas dos EUA terem dado grande atenção as supostas testemunhas dos óvnis chamou a atenção da mídia internacional.
Testemunhas e parlamentares aproveitaram a oportunidade a fim de exigir “maior transparência” dos militares sobre os óvnis, de acordo com a BBC.
Militar relata seu encontro com os óvnis
David Fravor, comandante aposentado da Marinha norte-americana, falou sobre o seu encontro com os supostos alienígenas em 2004. Nesta ocasião, o militar viu os objetos se moverem de uma maneira que confundia os aviadores, cujas imagens foram divulgadas em 2017 — mas só foram verificadas publicamente pela Marinha dos EUA em 2019. Fravor disse: “A tecnologia que enfrentamos era muito superior a qualquer coisa que tínhamos, temos hoje ou pretendemos desenvolver nos próximos dez anos”.
Um ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos EUA, identificado como David Grusch, deu a entender, ainda segundo a BBC, que funcionários do governo norte-americano teriam suprimido informações e punido delatores — ele disse ainda que não poderia dar mais detalhes, devido às leis de sigilo.
Aliens incompetentes
Durante a audiência, Eric Burlison, um republicano do Estado do Missouri, tentou desacreditar os relatos dos pilotos sobre objetos alienígenas. Ele usou o argumento de que os seres extraterrestres, capazes de viajar bilhões de quilômetros através do espaço sideral, não seriam “incompetentes” o bastante para cair na Terra.
A questão em torno dos alienígenas veio à tona na mídia dos EUA em 2017, quando o jornal The New York Times noticiou a suposta existência de um programa secreto do Pentágono com o objetivo de investigar fenômenos aéreos não identificados.
A investigação sobre os óvnis se tornou uma rara questão bipartidária no Congresso dos EUA. Legisladores filiados a ambos os partidos pediram investigações e “transparência militar”. O democrata Barack Obama e o republicano Donald Trump abordaram publicamente a questão.