É verdade que as Olimpíadas modernas têm inspiração nas disputas entre as cidades-estados da Grécia, que começaram por volta do século 8 A.C.. Contudo, o modelo atual, com a participação de nações de todas as partes do globo, foi criado pelo barão Pierre de Coubertin, que nasceu em 1º de janeiro de 1863, na cidade de Paris.
Coubertin, era um aristocrata francês fundou o Comitê Olímpico Internacional em 1894, em Sorbonne, na França. Em 1896, ocorreu a realização das primeiras Olimpíadas modernas, tendo Atenas como a cidade sede.
O barão idealizou a realização dos jogos como incentivo à paz. Acontece que o evento original, na Grécia do século 8 A.C. gerava uma trégua entre as cidades enquanto os atletas competiam.
As primeiras Olimpíadas modernas
Quase 280 atletas participaram dos jogos de Atenas de 1896. Eles representaram pouco mais de 20 nações. O Brasil não estava nessa lista, pois passou a disputar apenas a partir de 1920, nos jogos da Antuérpia, na Bélgica. No evento, o país conseguiu medalhas de ouro, prata e bronze no tiro esportivo.
Os atletas dos primeiros jogos eram uma mistura de amadores, esportistas de segunda categoria e equipes improvisadas, todos homens. As mulheres começaram a participar em 1900, no jogos de Paris — a segunda edição da era moderna.
E os integrantes de nossa equipe de tiro de 1920 tiveram suas armas roubadas, e participaram com armas emprestadas, com as quais não estavam acostumados. Vejam o nível de excelência deles!