Aliada à Rússia e à China há décadas, a Coreia do Norte tem Kim Il-sung como seu “presidente eterno”. Trata-se do político que estabeleceu o regime comunista no país em na década de 1940. Apesar de a constituição mantê-lo no cargo até hoje, o ditador coreano morreu em 1994.
“Todo o povo coreano apoiará o grande líder camarada Kim Il-Sung como o eterno Presidente da República, defenderá e levará adiante suas ideias e façanhas e completará a revolução Juche sob a liderança do Partido dos Trabalhadores”, informa o texto no preâmbulo da Constituição da Coreia do Norte. Essa legislação passou por revisão em 1998 — ou seja: quatro anos depois da morte do ditador.
O corpo do ditador está embalsamado e fica exposto para o público. O Palácio do Sol de Kumsusan, que hoje lhe serve como mausoléu, foi sua última residência oficial em vida.
O presidente morto
Kim Il-sung nasceu em 15 de abril de 1912, em Man’gyŏndae, nas proximidades Pyongyang — hoje, capital da Coreia do Norte. Sua família fugiu para a China para escapar do domínio japonês sobre a Coreia. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele liderou o contingente coreano como major do exército soviético. Com o término do conflito, ele retornou ao seu país para estabelecer um governo influenciado pela União Soviética na área da península coreana controlada por Moscou.
Ditadura em família
Com a morte de Kim Il-Sung, o poder no país comunista passou para as mãos de Kim Jong-il — filho do presidente morto. O novo ditador se manteve na condução do país com cargo de líder supremo da Coreia do Norte, título que, ao morrer em 2011, deixou de herança ao filho Kim Jong-un.
Leia também
O atual líder supremo da Coreia do Norte acumula o cargo de Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia. É o partido que foi comandado por seu avô Kim Il-sung, o eterno presidente morto do país comunista.
Tem que varrer essa peste da Coreia
Eles precisam devolver os mais de 900 japoneses que sequestraram.
Lixo
Comunista, esquerdista, progressista, socialista, são designações que se aplicam a dementes, doentes mentais, psicopatas que escravizam seus povos. Me pergunto até quando o reino do mal que eles estabeleceram e vivem querendo expandir cooptando idiotas por toda a parte, subsistirá.
Só rindo mesmo.