O Vaticano informou que o papa Francisco não vai participar dos compromissos da Igreja Católica neste fim de semana, em anúncio feito nesta terça-feira, 18. Ele está internado há cinco dias em função de uma bronquite, que progrediu para uma “situação clínica complexa”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Em razão do estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, declarou a Santa Sé em comunicado. A missa papal programada para o domingo 23 terá a condução de um integrante do alto escalão do Vaticano, em vez do papa.
O Vaticano já havia informado, anteriormente, o cancelamento da agenda de Francisco para esta segunda-feira, 17, e para esta quarta-feira, 19. Primeiro, ele visitaria os estúdios de cinema de Cinecittà, em Roma, e, depois, iria à audiência semanal na Praça São Pedro.
Estado de saúde do papa Francisco

Aos 88 anos, o papa Francisco está internado no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira, 14, por orientação médica de repouso absoluto.
Nesta segunda-feira, 17, o Vaticano informou que o quadro clínico do pontífice era complexo, pois envolve uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Ela exigiu uma modificação no tratamento e “hospitalização adequada”.
Leia mais: “Drogas digitais”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 256 da Revista Oeste
Mais tarde, a Santa Sé comunicou que o papa “continua apirético [sem febre] e prossegue com a terapia prescrita, com condição clínica estável”. Na manhã de ontem, ele recebeu a Eucaristia e se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos, conforme comunicado oficial.
O papa manifestou-se comovido com as numerosas mensagens de afeto e apoio que continua a receber. Em nota divulgada pelo Vatican News, ele expressou gratidão, especialmente àqueles que estão hospitalizados, pelo carinho demonstrado.
Leia também: “Planos de saúde na UTI”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 254 da Revista Oeste
De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, o pontífice passou uma noite tranquila e manteve seus hábitos.
o papa não deveria ter papado a Canja🐔. Comer galinha estragada dá nisso…