O Papa Francisco celebrou na manhã deste domingo, 1º, na Basílica de São Pedro, o primeiro Angelus de 2023. O clérigo lembro em oração do seu antecessor, Bento XVI, que morreu no último sábado, aos 95 anos.
“Hoje confiamos à Mãe Santíssima o amado papa emérito Bento XVI para que ela o acompanhe na sua passagem desse mundo para Deus”, disse durante a homilia.
Francisco voltou a pedir paz na Ucrânia, em guerra desde o início de 2022, e que sofreu uma série de bombardeios na véspera do Ano Novo.
“Rezemos para a Mãe de maneira especial pelos filhos que sofrem e não têm mais a força de rezar, por tantos irmãos e irmãs atingidas por tantas guerras no mundo, que vivem esses dias de festa no escuro e no frio, na miséria e no medo, imersos na violência e na indiferença”, disse o Papa durante a cerimônia.
“É preciso andar, mover-se pelo que ocorre no mundo, sujar as mãos para fazer o bem, renunciar a muitos hábitos e comodidades para abrir-se para as novidades de Deus — que são encontradas na humildade do serviço, na coragem de cuidar”, acrescentou.
Quem é esse Bergoglio?