O papa Francisco disse que o celibato na Igreja Católica Apostólica Romana pode ser “revisado”, pois é uma “receita temporal” na Igreja ocidental. A declaração aconteceu durante uma entrevista ao jornal argentino digital Infobae. Na ocasião, Francisco comemorava o décimo aniversário de seu papado.
Ao ser interpelado se o celibato poderia ser revisto, Francisco respondeu que sim, acrescentando que todos os membros da igreja que desejam se casar têm permissão. “Há uma escolha aí”, continuou o papa.
Relacionadas
Nas igrejas ortodoxas e orientais, os padres podem se casar. Já nas igrejas protestantes, em que a figura sacerdotal é chamada de pastor, também é permitido o casamento.
A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve se dedicar totalmente à sua vocação, fazendo essencialmente da Igreja sua esposa, para ajudar no cumprimento de sua missão.
O celibato assim como a penitência, nada mais são que a mortificação da carne, prova de que estamos à margem dos desejos mundanos e ligados ao que se considera santo… Não se trata de uma opção, quando ordenados, os padres abdicam daquilo que Cristo nosso Senhor e Salvador se absteve, ou seja, somos pobres em matéria e desejos, o casamento muito embora recomendado pelas escrituras, denota “obrigação de” para com o outro, desta forma, o sacerdócio apostolico ficaria prejudicado, dado que estaríamos em oposição ao que Cristo propôs aos apóstolos, “deixai-vos tudo para traz, que hoje farei novos homens…” Sua santidade age como um político mundano, movido por interesses pessoais, esquece de seus votos em benefício daqueles que pouco se importam com Santa Madre Igreja Católica ou com Deus, dói saber que os dias da Igreja de Pedro estão no fim, o mundo está consagrado ao inimigo de Deus, não por desejo de Deus, mais sim pela dádiva do livre arbítrio, que assim como a democracia, caso não seja praticada por pessoas dignas e conscientes das suas responsabilidades, são como o veneno guardado na mesma embalagem dos alimentos, amanhã nos confundiremos e o consumiremos.
Pelo nenos as relações sexuais serão mais corretas.
Essa é uma discussão que a Igreja Católica Apostólica Romana sempre se esquivou, mas não pode e não deve fugir da realidade. O celibato deve ficar como opcional, mas àqueles que optarem em permanecer celibatários, exige-se que se abstenham totalmente de qualquer tipo de relacionamento sexual.
Se isso vier a ser adotado, no Brasil os padres católicos terão que se casar de modo bem mais flexível, pois imagino que nenhuma pessoa que menstrua vai querer ser chamada de ‘mulher do padre’.
Boa tacada, Papa Francisco.
Mas nem todos os padres entendem isso. Alguns, ao invés essencialmente da Igreja sua esposa, fazem com os garotos.
Judica me, Deus, et discerne causam meam de gente non sancta: ab homine iniquo et doloso erue me.
Papa vigarista e Peronista. Que Deus salve a Igreja e os católicos.
Papa vigarista, peronista e amoral. Que Deus salve a Igreja e os Católicos.
Vichi! Imagine uma primeira-dama papal levando alguma emissora de TV para ver algum rasgo em sofá no Vaticano…
Quantos caminhões seriam necessários para levar os tesouros do Vaticano para um cofre de banco? Em Pindorama, a mulher do demiurgo usou 11 caminhões.
Anticristo.