Em mensagem dirigida aos católicos brasileiros, o papa Francisco parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela realização da Campanha da Fraternidade (CF) de 2025, que discute a preservação ecológica enquanto defesa da criação divina.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
No documento, publicado nesta Quarta-Feira de Cinzas, 5, o pontífice reforça a importância da conversão espiritual e ecológica e pede um compromisso efetivo com o meio ambiente e a superação da crise climática.
“Nesta ocasião, desejo manifestar a minha proximidade à Igreja peregrina nessa Nação e felicitar os meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade”, celebrou o papa.
Neste ano, a CF traz como tema Fraternidade e Ecologia Integral e tem como lema a passagem bíblica “Deus viu que tudo era muito bom”. O papa destacou a relação entre a campanha e suas encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum, nas quais alerta sobre a urgência da crise ambiental.
Leia mais:
O pontífice enfatizou que a questão ecológica representa um chamado a uma mudança interior. “A atual crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior”, ressalta o papa, que recordou que João Paulo II também defendia a necessidade de uma “conversão ecológica” que tornasse a humanidade mais sensível ao cuidado com a Casa Comum.
A preocupação ambiental do papa Francisco
Francisco elogiou o esforço da Igreja no Brasil em abordar essa temática durante a Quaresma e incentivar os fiéis a refletirem sobre suas atitudes e práticas diárias. “Que todos possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, rogou.
Na mensagem, Francisco mencionou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá em novembro deste ano em Belém, no Pará. O pontífice expressou sua esperança de que o evento traga compromissos concretos para a proteção ambiental.
“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que (…) as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação”, disse o papa.

Ele também expressou sua confiança na CF como um instrumento eficaz de evangelização e de incentivo ao compromisso social e ecológico: “Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Ao concluir a mensagem, o papa confiou os brasileiros à proteção de Nossa Senhora Aparecida e concedeu sua bênção apostólica. Por fim, Francisco fez um pedido especial aos fiéis brasileiros: “Peço que continuem a rezar por mim.”
Leia também: “Fé sem fronteiras”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 239 da Revista Oeste
Estou orando por ti, sim – para que kogo em breve encontre Lúcifer.