O papa Francisco, que completou duas semanas de internação, teve uma noite tranquila e está descansando na manhã desta sexta-feira, 28, informou o Vaticano. O pontífice está hospitalizado em Roma desde o dia 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral.
A saúde de Francisco continua apresentando melhora progressiva, mas o papa ainda necessita de suporte de oxigênio e precisará de mais alguns dias para alcançar a estabilidade clínica necessária, segundo boletim divulgado pelo Vaticano nesta quinta-feira, 27.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ao longo do dia, o pontífice passou por tratamentos alternados de oxigenoterapia de alto fluxo e pelo uso de máscara de oxigênio, detalhou a Santa Sé.
“As condições clínicas do Santo Padre também estão melhorando no dia hoje. Hoje, ele alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória”, diz o boletim.
“Considerando a complexidade do quadro clínico, são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico”, acrescenta o Vaticano.
Ainda de acordo com o comunicado, Francisco fez sessões de fisioterapia respiratória pela manhã, intercaladas com momentos de descanso. No período da tarde, fez orações na Capela do apartamento onde está internado e recebeu a eucaristia. O papa também se dedicou a atividades de trabalho.
O boletim divulgado nesta quinta-feira indica uma recuperação gradual do estado de saúde do pontífice. Pelo segundo dia consecutivo, os médicos não classificaram mais seu estado como crítico, algo que vinha sendo mencionado nos comunicados anteriores.
Na quarta-feira, 26, a equipe médica informou que a insuficiência renal enfrentada pelo papa nos últimos dias foi resolvida.
Leia também: “Papa supera insuficiência renal e apresenta melhoras, diz Vaticano”
Papa está com pneumonia bilateral
A pneumonia bilateral é uma infecção grave que pode provocar inflamação e cicatrização nos dois pulmões, o que dificulta a respiração. O Vaticano descreveu a infecção de Francisco como “complexa” e explicou que ela foi causada por múltiplos micro-organismos.
Desde 2013 à frente da Igreja Católica, Francisco tem lidado com problemas de saúde recorrentes nos últimos dois anos. Ele é especialmente vulnerável a infecções pulmonares, pois sofreu de pleurisia na juventude, que resultou na remoção parcial de um pulmão.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Abortista, apoia narcotraficantes,apoia os ter terrorista da Palestina, é ser demoníaco
O Papa papudo papou, mas não devia ter papado a Canja🐔 estragada! Ficou doente depois disso…