Em reportagem publicada na Edição 251 da Revista Oeste, Thiago Vieira mostra que ao menos uma família venezuelana, na ânsia de fugir da ditadura sob comando de Nicolás Maduro, acabou por morar numa favela em Sapopemba, distrito da zona leste da cidade de São Paulo.
Leia um trecho do texto da família venezuelana que trocou a perseguição de Maduro por uma favela em São Paulo
“Uma das famílias que chegaram à favela foi a da dona de casa Maria Rivas, de 24 anos. O marido veio ao Brasil primeiro, para procurar emprego, enquanto Maria cuidava dos dois filhos do casal na Venezuela — uma menina de 7 anos e um menino de 4. Maria seguiu para o Brasil depois de receber o sinal verde do marido e cruzou a cidade fronteiriça de Pacaraima (RR) pela Rodovia BR-174.
Sob condição de anonimato, um policial federal relatou a Oeste que existe uma base da corporação em Pacaraima. Contudo, não há barreira física para impedir a entrada de imigrantes — o que abre espaço para venezuelanos entrarem no país sem visto de permanência. Interpelada sobre o controle migratório na fronteira, a Polícia Federal (PF) não respondeu até o fechamento desta reportagem.”
A história completa está na matéria “Ecos da miséria”. A íntegra da reportagem está disponível à comunidade de mais de 100 mil leitores-assinantes da Revista Oeste.
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 251 da Revista Oeste vai além do texto de Thiago Vieira. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Ana Paula Henkel, J. R. Guzzo, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Eugenio Goussinsky, Myllena Valença & Rachel Díaz, Carlo Cauti, Ubiratan Jorge Iorio, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi, Amanda Sampaio, Fraser Myers (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Esquerda maldita