A proposta, em grande parte redigida por republicanos, também propunha aumentar o valor do seguro-desemprego no país
O projeto do presidente Donald Trump que previa liberar US$ 1 trilhão a pequenas empresas e indústrias afetadas pela pandemia de coronavírus, incluindo companhias aéreas, foi derrubado por senadores do Partido Democrata, nos EUA, no último domingo, 22.
A proposta, em grande parte redigida por republicanos, também propunha aumentar o valor do seguro-desemprego no país, que atualmente pode chegar a R$ 2.259 por semana. Contudo, na avaliação de congressistas liberais, os efeitos da legislação beneficiariam interesses corporativos.
Essa é a terceira tentativa do governo Trump de aliviar os efeitos negativos causados pelo coronavírus no mundo. A doença já matou 400 pessoas nos Estados Unidos e infectou outras 33.000.
A derrota que a oposição impôs ao governo faz com que a medida volte à mesa da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. A democrata garantiu que os parlamentares de seu partido na Câmara começarão a criar uma alternativa ao projeto do Senado.
“Os democratas não vão financiar hospitais ou salvar pequenas empresas, a menos que consigam tirar o pó do New Green Deal”, afirmou o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, ao mencionar uma proposta liberal abrangente para lidar com as mudanças climáticas globais.
Durante todo o fim de semana, o Senado estava trabalhando em um enorme projeto de estímulo para responder ao impacto que a economia está sofrendo com a pandemia de coronavírus. As negociações não resultaram em um acordo.