Um passageiro da Japan Airlines filmou o interior da aeronave depois da colisão com um avião da Guarda Costeira do Japão, no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira, 2. As autoridades confirmaram a morte de cinco pessoas e mais 17 feridos.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
Nas imagens é possível ver o avião parcialmente em chamas enquanto tentava parar, logo depois de pousar. A aeronave conseguiu parar instantes depois, e os 367 passageiros e 12 tripulantes do voo desembarcaram.
O avião fazia o voo 516, que partiu do Aeroporto de Chitose, em Hokkaido — segunda maior ilha do país —, para o Aeroporto Haneda, na capital Tóquio. A aeronave pousou às 17h47, em horário local (pelo horário de Brasília eram 5h47).
Leia mais: “Vídeos e fotos: imagens mostram Japão depois de terremoto”
As imagens de câmeras de segurança do aeroporto mostram outro ângulo, em que os aviões envolvidos no acidente são vistos ao explodir. Em seguida, uma fumaça negra toma a cabine. De acordo com a empresa aérea, os passageiros foram retirados aos poucos pela tripulação, seguindo os protocolos de segurança.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que está reunindo informações sobre o que falhou para provocar o choque entre os aviões. A colisão também causou o cancelamento de todos os voos do aeroporto.
Cinco morreram em acidente
A emissora japonesa NHK informou que cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram na colisão. Além disso, 17 pessoas ficaram feridas, entre elas o piloto da aeronave, que está internado em estado grave.
O avião militar seguia em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país asiático. O objetivo do voo era levar ajuda para as cidades atingidas por terremotos, nesta segunda-feira, 1°.
Os tremores chegaram a atingir a magnitude 7 e deixaram 48 pessoas mortas. De acordo com a NHK, um idoso foi a primeira vítima da tragédia. Ele chegou a ser resgatado e levado para um hospital da região, mas não resistiu.
Há ainda relatos de pessoas feridas e desabamentos em cinco províncias: Ishikawa, Niigata, Fukui, Toyama e Gifu.