Uma Naidoo, psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, afirma que há alimentos que podem melhorar o humor, aguçar a memória e ainda ajudar o cérebro a funcionar de forma eficiente. A saúde mental está diretamente ligada à alimentação. Confira abaixo quais são os seis alimentos indicados para a saúde cerebral.
Especiarias
Esse tipo de alimento é principalmente conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, afirma a pesquisadora. Algumas especiarias, como a cúrcuma, têm efeitos benéficos, como a redução da ansiedade. A curcumina, substância presente na cúrcuma, pode diminuir a ansiedade, alterando dessa forma a química do cérebro — e protegendo o hipocampo.
Alimentos fermentados
Ainda segundo Uma Naidoo, é possível aproveitar essa grande variedade de alimentos fermentados de que dispomos a fim de melhorar a saúde cerebral. Tais alimentos são feitos combinando leite, vegetais ou outros ingredientes crus que apresentam microrganismos, como leveduras — e bactérias benéficas. Dentre todos os alimentos fermentados, o mais conhecido é o iogurte natural com culturas ativas; mas há outros, como chucrute, kimchi e kombucha.
Nozes
As nozes têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, produtos dos ácidos graxos ômega-3. Essas substâncias apresentam grande potencial para melhorar o raciocínio e a memória. Ademais, as nozes também têm gorduras e óleos saudáveis de que o cérebro humano precisa para funcionar adequadamente. Naidoo recomenda o consumo de 1/4 de xícara por dia, como complemento de saladas ou vegetais.
Chocolate amargo
Excelente fonte de ferro, o chocolate amargo ajuda a formar o revestimento que protege os neurônios e ainda ajuda a controlar a síntese de substâncias químicas que influenciam o humor. De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 13 mil adultos no ano de 2019, as pessoas que comem chocolate amargo regularmente têm um risco 70% menor de desenvolver sintomas depressivos.
Abacates
Segundo a pesquisadora de Harvard, os abacates apresentam quantidades altas de magnésio, substância importante para o funcionamento do cérebro. Esses alimentos para o cérebro são fontes de bem-estar, segundo Uma. Há diversos estudos que relacionam a depressão à deficiência de magnésio.
Vegetais de folhas verdes
E, por fim, Uma Naidoo salienta a importância dos vegetais de folhas verdes, como a couve; eles fazem total diferença na dieta para o cérebro. Embora não seja uma informação bastante divulgada, os vegetais que têm folhas verdes contêm vitamina E, carotenoides e flavonoides, nutrientes que, segundo a pesquisadora, protegem contra a demência e o declínio cognitivo.