Embora precise ser conservada a temperatura inferior a -70ºC, o imunizante mantém a eficácia por cinco dias se armazenado entre 2ºC e 8ºC
Nesta segunda-feira, 28, o Ministério da Saúde espanhol informou o atraso na entrega de um lote da vacina da Pfizer contra a covid-19 à Espanha e outros sete países europeus. Não se divulgou quais foram as outras nações afetadas. A demora está relacionada com a dificuldade logística em manter o imunizante na temperatura ideal para o transporte. No entanto, a empresa afirma que o problema já foi solucionado e garante que a carga será entregue na terça-feira 29.
“Devido a uma pequena ocorrência logística, remarcamos um número mínimo de nossas remessas. O problema já foi resolvido e as entregas estão sendo distribuídas”, relata Lluís Pellicer, um porta-voz da Pfizer.
O imunizante deve ser conservado a temperatura inferior a -70 graus Celsius. Fora dessa faixa, a vacina mantém sua eficácia por apenas cinco dias — desde que refrigerada entre 2ºC e 8ºC.
A Espanha encomendou cerca de 4,6 milhões de doses do imunizante. A quantidade é suficiente para vacinar 2,3 milhões de espanhóis. A carga está programada para ser entregue em três meses, distribuída em lotes de 350 mil unidades por semana.
Leia também: “Vacina da Oxford: eficácia é igual à da Pfizer e Moderna”
Faltou explicar que a temperatura negativa é apenas para a vacina em bulk, em lotes que são parcelados numas 2 mil doses individuais. Estás podem ser armazenadas numa geladeira comum. ( fonte: Breitbart)