O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3% no ano passado. É uma forte desaceleração em relação ao ritmo de 8,1% da expansão econômica do país registrado em 2021. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 17, pelo Escritório Nacional de Estatísticas.
A alta do PIB foi abaixo da meta de 5,5% estabelecida pelo Partido Comunista. O resultado do ano passado foi o segundo pior desde 1976. Só superou a taxa de 2020, quando a pandemia encolheu o avanço econômico do país para 2,2%.
A política de covid zero, imposta pelo Partido Comunista que confinou milhares de pessoas, somada às quedas no mercado imobiliário e a recessão global afetaram o desempenho da economia chinesa em 2022.
Economia da China em 2023
A flexibilização das restrições de saúde pública faz parte de uma redefinição de política mais ampla na China com o objetivo de revitalizar sua economia. As autoridades também sinalizaram o fim da repressão às empresas de tecnologia e relaxaram as rígidas regulamentações do setor imobiliário.
As medidas adotadas tentam dar um fôlego para a recuperação econômica do país neste ano, mas ainda são incertas. A demanda por exportações chinesas está diminuindo à medida que a economia global desacelera. A confiança do consumidor está em baixa após três anos de bloqueios esporádicos. Economistas acreditam que os efeitos das restrições da pandemia, na forma de empregos perdidos e negócios fechados, levem um tempo para se recuperarem.
E aqui que não teve COVID 0 e a economia encontra- se ruim.
O que a China fez foi colocar na frente o bem mais precioso do ser humano, a vida, isso sim e um governo que se preocupa com seu povo.
Dinheiro a gente recupera, mais a vida com certeza as quase 700 mil vidas perdidas aqui em nosso país, não se recuperam.
Provavelmente você não deve estar a par das atrocidades cometidas pelo Partido Comunista da China contra a própria população para alcançar a tal “vírus chinês zero”. Quanto a “economia ruim” aqui no Brasil: isso começará logo, logo com esse desgoverno federal do PT, com Malddad na economia.