A Polícia de Israel divulgou, no último sábado, 15, um vídeo em que mostra o resgate de uma jovem sequestrada pelo Hamas na Faixa de Gaza durante o festival de música eletrônica.
Noa Argamani, 26, foi libertada depois de 245 dias como refém do grupo. Ela foi sequestrada durante o primeiro ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. A jovem foi encontrada no início de junho.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O vídeo mostra as forças israelenses invadindo o local onde a jovem sequestrada pelo Hamas estava, em Nuserait. “Está tudo bem, Noa, vamos levar você para casa”, diz um policial ao encontrar a jovem.
“Você está segura, estamos levando você para o veículo. Somos da Yaman (grupo de elite do combate ao terrorismo) e Shabak (inteligência israelense), estamos levando vocês para casa, estamos muito felizes por vocês estarem aqui e estamos orgulhosos de vocês.”
+ ‘Ninguém tem ideia’ de quantos reféns estão vivos, afirma oficial do Hamas
Na sequência, a jovem sequestrada responde: “Estou muito feliz, mas muito assustada com a viagem”. O policial tenta tranquilizar Noa, dizendo que “está tudo bem.”
Além de Noa, foram resgatados Almog Meir Jan, Shlomi Ziv e Andrey Kozlov, que também foram sequestrados no festival. Eles estavam em Nuseirat.
Jovem sequestrada pelo Hamas se reúne com primeiro-ministro
Depois de ser resgatada do cativeiro de Hamas, Noa se reencontrou com seu pai, Yaakov. Ela também se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
No encontro, Netanyahu garantiu à jovem sequestrada que “nem por um minuto deixamos de pensar em você e não desistimos”.
Após o ataque sem precedentes de outubro, Israel prometeu destruir o Hamas. O ataque matou 1.194 pessoas, a maioria civis, e resultou em 251 reféns, dos quais 116 permanecem em Gaza. Segundo o exército, 41 desses reféns estão mortos.