Na madrugada deste sábado, 30, as autoridades do Peru conduziram buscas na casa da presidente Dina Boluarte, que está sendo investigada por possível enriquecimento ilícito.
A investigação começou depois que uma emissora de televisão noticiou que a presidente é vista usando joias da marca Rolex desde 2021. Ela não as declarou como parte de seu patrimônio.
De acordo com informações da agência de notícias AFP, cerca de 40 agentes e procuradores intervieram na investigação “para revistar a casa e apreender os relógios Rolex”, cuja origem e aquisição não foram especificadas.
O inquérito foi iniciado em 18 de março, logo depois da denúncia contra a presidente ser divulgada na televisão. Uma reportagem do programa jornalístico La Encerrona revelou que Dina utilizou vários relógios Rolex em eventos oficiais desde que se tornou vice-presidente no governo anterior e ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social em 2021.
Leia também: “Presidente do Peru é alvo de denúncia por mortes em protestos”
A investigação do programa abrange o período até dezembro de 2022, quando ela assumiu a Presidência. A ação conjunta do Ministério Público e da polícia foi transmitida pela Latina, emissora de televisão local.
Os agentes cercaram a casa localizada no bairro de Surquillo, no Leste de Lima, e fizeram uma barreira humana para impedir o trânsito de veículos nos arredores. Segundo a polícia, a operação na casa foi para fins de busca e apreensão.
A operação ocorreu depois que o Ministério Público recusou o pedido da presidente para adiar uma diligência agendada para o início da semana, na qual ela apresentaria os relógios e seus recibos de compra.
Leia também: “Peru: Itamaraty orienta brasileiros a evitarem viagem a Machu Picchu”
Se acusada neste caso, a presidente não pode ser julgada até julho de 2026, quando seu mandato termina. No entanto, de acordo com a Constituição do país, ela pode ser investigada ao longo deste período.
O escândalo também pode levar a um pedido de demissão no Congresso, sob alegação de “incapacidade moral”. Para isso, os grupos de direita que controlam o Parlamento devem se unir aos grupos minoritários de esquerda.
Presidente do Peru não estava em casa
Os promotores presentes na residência de Dina não deram declarações aos jornalistas do lado de fora, que acompanhavam a operação.
De acordo com a imprensa local, a presidente não estava em casa, e não se sabe se ela estava em seu escritório no Palácio do Governo. A Presidência peruana ainda não se pronunciou sobre as buscas.
Leia também: “Presidente do Peru é agredida e tem cabelos puxados durante evento”
Depois da reportagem, a presidente afirmou que o relógio é antigo e “fruto de seu esforço”, já que trabalha desde os 18 anos.
Como resultado do escândalo, a Controladoria da República anunciou que revisará novamente as declarações patrimoniais dos últimos dois anos em busca de possíveis desequilíbrios.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
É claro que é de esquerrrrda! O modus operandis é sempre o mesmo
Empobrecimento Lícito (porém injusto) quem e quando vão investigar???