A madrugada desta terça-feira, 1º, foi de terror em Guayaquil, uma cidade portuária do Equador a 400 quilômetros da capital, Quito.
Segundo o governo, dois policiais foram assassinados em ataques a quatro unidades de polícia, além da explosão de um carro-bomba em um terminal de ônibus.
Até a manhã de hoje, foram registradas pelo menos dez ocorrências com artefatos explosivos e ataques a unidades e estabelecimentos policiais.
Os fatos ocorreram horas depois de supostas informações sobre transferências de presos terem sido divulgadas na penitenciária do litoral, segundo informou o jornal do Equador Expreso.
Em Esmeraldas, outra cidade equatoriana, dois carros-bomba foram detonados. Duas pessoas foram assinadas, e os corpos foram pendurados em pontes.
Paralelamente, no presídio de Esmeraldas, os detentos sequestraram um grupo de carcereiros como medida de pressão para que as forças de segurança não entrassem nos pavilhões, por suspeita de intervenção policial. Os presos divulgaram vídeos nas redes sociais ameaçando as forças policiais.
A Polícia Nacional informou através de um comunicado que, “antes dos eventos ocorridos em Esmeraldas e Guayaquil, as unidades táticas e investigativas já estavam tentando encontrar os autores que planejavam os atos criminosos”.
Video dónde se observa a los sujetos lanzando artefacto explosivo en la gasolinera TERPEL de la perimetral de Lomas de la Florida, pasando la entrada de la 8 sentido Norte Sur
🎥 Cortesía pic.twitter.com/qaOdFTYb9T— 🇪🇨 CUPSFIRE (@pixel_onlines) November 1, 2022
Algo que infelizmente vai voltar a se repetir no Brasil governado por ex-presidiários…afinal, o principal virá com sua equipe de detidos por corrupção e lavagem de dinheiro público, entre outros crimes.
SERÁ O PRIMEIRO A DESMORONAR NA AMÉRICA DO SUL?