A população da cidade de Montreal, na Província de Quebec, no Canadá, diminuiu 2,5% pela primeira vez em 20 anos.
Segundo o Instituto de Estatística de Quebec, a metrópole registrou uma redução de 47 mil habitantes, a mais significativa. A medição ocorreu durante a pandemia, entre julho de 2020 e julho do ano passado.
A situação pode ser explicada pelo êxodo de moradores de Montreal para outras cidades, principalmente pelo elevado preço dos aluguéis. Essas quedas já eram registradas anteriormente, no entanto, a pandemia acelerou o movimento.
De acordo com especialistas canadenses, a maioria das pessoas regressou para a cidade natal ou buscou oportunidades em outras regiões próximas.
Nos anos anteriores, esse déficit foi compensado pela imigração ou pela chegada de residentes temporários (estudantes), mas isso não ocorreu entre 2020-2021, pois havia restrições nas fronteiras por causa da covid-19.
O presidente da Câmara de Comércio da Região Metropolitana de Montreal, Michel Leblanc, espera que em breve a situação se reverta, com o esperado aumento da imigração e um possível retorno dos alunos ao ensino presencial.
Leia também: “É chegada a hora de despertar”, artigo de Ana Paula Henkel publicado ne edição 98 da Revista Oeste