O ministro das Relações Exteriores do Peru, Miguel Rodríguez Mackay, renunciou ao cargo depois de divergências com o presidente esquerdista Pedro Castillo. Mackay estava no cargo há um mês.
“Escrevo-lhe por ocasião de apresentar minha renúncia irrevogável ao cargo de Ministro de Estado no Escritório de Relações Exteriores”, disse Rodríguez Mackay na carta enviada a Castillo na sexta-feira 9.
O chanceler destacou que, nesse período, “o objetivo traçado era revitalizar a política externa do Peru, corrigindo erros e tentando fortalecer o rumo da vida internacional” do país.
Com a renúncia, Castillo terá que indicar quem será o quinto chefe do Itamaraty desde que assumiu o poder em julho do ano passado.
Os dois tiveram algumas divergências políticas no período em que Mackay ficou no cargo.
A adesão do Peru à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Convemar) e o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) foram alguns dos temas de discordância.
Em relação a este último, Castillo utilizou as redes sociais, na quinta-feira 8, para defender a “autodeterminação soberana” da RASD. A defesa ocorreu três semanas depois que o Ministério das Relações Exteriores anunciou a decisão de retirar o reconhecimento oficial da RASD e romper as relações com a entidade.
ESSE POVO TEM UMA MALDIÇÃO ANDINA CHAMADA FOLHA DE COCA.