O Carnaval deste ano será comemorado em 13 de fevereiro. Em 2023, o feriado foi no dia 21 do mesmo mês. No próximo ano, a celebração será em março, precisamente no dia 4. Ou seja, a festividade não tem data fixa no calendário. Por que isso acontece?
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
As datas do Carnaval foram definidas com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, a partir das datas estabelecidas para a Páscoa. Além disso, o calendário lunar também está envolvido na definição.
Leia também: “Cidade do interior de SP cancela o Carnaval e direciona verba da festa para educação”
Para saber quando será o Carnaval, primeiro é preciso saber o que é Equinócio. Trata-se de um evento em que o dia e a noite têm a mesma duração: 12 horas. O fenômeno acontece todos os anos, justamente no dia 20 de março.
Carnaval está relacionado com a data da Páscoa
No Hemisfério Sul é chamado de Equinócio de outono. No Norte, o fenômeno recebe o nome de Equinócio de primavera. Com isso, o papa Gregório 13, por volta de 1500, resolveu organizar o calendário cristão.
Na ocasião, ele determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia pós-equinócio.
Leia mais: “Prefeitura de São Paulo vai gastar R$ 2,5 milhões com 100 blocos de Carnaval”
Com a data da Páscoa estabelecida pela Igreja Católica, agora é preciso fazer uma conta de matemática. É necessário saber que sete dias antes da Páscoa, os católicos comemoram o Domingo de Ramos — que dá início à Semana Santa.
Leia também: “‘Carnaval fora de época’ de ministro de Lula: servidores vão ter de devolver dinheiro aos cofres públicos”
E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é a terça-feira de Carnaval. Portanto, o carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa.
Leia também: “A morte do Carnaval”, artigo de Flávio Gordon na Edição 153 da Revista Oeste