A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, cobrou neste domingo, 27, que a China condene a invasão da Rússia à Ucrânia. Até agora, Pequim tem evitado condenar abertamente a guerra. A China e a Rússia são países aliados.
A representante do governo de Joe Biden lembrou, no entanto, que os chineses estabeleceram sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados contra a Rússia por causa da invasão, e defenderam a soberania ucraniana.
Relacionadas
“Não é hora de ficar de lado. É hora de falar e condenar as ações do presidente Putin e da Rússia invadindo um país soberano”, disse Psaki, em entrevista à MSNBC, ao defender que Pequim deveria fazer mais.
Psaki disse que Biden não falou com o líder chinês, Xi Jinping, recentemente e não descartou uma ligação no futuro. “Mas também há passos importantes para a liderança chinesa olhar para si mesma e realmente avaliar onde quer ficar à medida que os livros de história são escritos”, disse.
Na semana passada, Biden mandou um recado para a China. “Putin será um pária no cenário internacional. Qualquer nação que aprovar a agressão da Rússia contra a Ucrânia será manchada por associação”, disse, sem citar o país.
A China é o maior parceiro comercial da Rússia para exportações e importações, comprando um terço das exportações de petróleo da Rússia em 2020 e fornecendo produtos manufaturados de telefones celulares e computadores a brinquedos e roupas.
Kkkkk…a China….quer mais que se explodam….não estão nem aí com ninguém….
O Bidé conclamando que alguém tome posição? É isso mesmo? E logo os chineses que logo, logo invadirão Taiwan?
Sabe o que é engraçado? É a pose de bom moço dos EUA e todo mundo falando como se aquele país defendesse a liberdade. Os EUA sempre defenderam seus próprios interesses, assim como a Rússia faz agora. Quando o Afeganistão foi invadido, o que a ONU fez? Nada. O ocidente praticamente se calou. E a história mostrou com o tempo que o país foi invadido não pela liberdade, mas por interesses econômicos. Não estou apoiando ou defendente a Rússia. É claro que isso o que eles estão fazendo é repugnante. Mas se juntar os EUA com os países Ocidentais pagando de bonzinho é o cúmulo. Na geopolítica atual, não existe bonzinho. Cada um faz o que lhe convém e os otários que acreditem.
Posição da China qual será? Vide o que acontece com Hong Kong.
Si, cobram, mas, e daí??? Quem acha que a China irá cobrar algo, logo ela, que pretende invadir a ilha independente, ao lado dela? Repito aqui que a invasão à Ucrânia, foi errada, mas o bravateiro “líder” do país, pagou para ver e quem sai prejudicado é o povo ucraniano. Não tem “santo” nessa história. O presidente da Ucrânia deveria renunciar, logo após fazer logo, um acordo de paz com a Rússia.
Não a toa que o Capitão América tenha surgido nos EUA. Existem os inconformados com a posição americana, mas a história não nega o brio daquela nação.
Quanto aos russos nunca tiveram significado duradouro. Acho que a antiga URSS dos anos 20 (1920) teve expressão cultural no mundo de então. Hoje virou charlatanismo com seguidores de toda espécie.
Quanto à China, sempre com um povo subjugado ao Estado, apenas se acomodou à sombra da Rússia, porém provocando muita desordem e rompimento com os direitos individuais nos outros países asiáticos, com exceção do Japão e da Coreia do Norte.
As fake news falam do “gigante asiático” como se seu povo tivesse liberdade.
É hora da ditadura chinesa tomar uma decisão séria, mas é comum aos chineses não fazerem nada.