Cientistas acreditam ter encontrado uma baleia que foi o animal mais pesado da história. Segundo os especialistas, o animal viveu há cerca de 40 milhões de anos, no Peru.
Conhecido como Perucetus colossus — a “baleia colossal do Peru”, os cientistas revelaram que a espécie possivelmente tinha uma massa corporal média de 180 toneladas, em um estudo publicado na revista Nature, na quarta-feira 2.
Leia também: “Cientistas descobrem espécie de jacaré que viveu há 230 mil anos”
A média não superaria o peso da baleia-azul moderna, considerada o maior e mais pesado animal da história, com 190 toneladas. No entanto, a baleia colossal do Peru poderia pesar entre 85 e 340 toneladas.
Características do possível animal mais pesado da história
Como outros basilossaurídeos (animais da família dos cetáceos), o Perucetus colossus provavelmente tinha uma cabeça “ridiculamente pequena”, em comparação com seu corpo, embora não houvesse ossos disponíveis para confirmar o fato.
O primeiro fóssil da baleia ancestral havia sido descoberto em 2010, pelo paleontólogo Mario Urbina, que passou décadas no deserto na costa sul do Peru.
Eli Amson, coautor do estudo e paleontólogo no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, disse que o achado “parecia mais uma rocha” do que um fóssil.
Leia também: “Cientistas flagram imagem rara de gato selvagem preto”
Ao todo, os pesquisadores encontraram no local 13 vértebras gigantescas, além de quatro costelas e um osso do quadril. Um dos fósseis pesava quase 200 quilos.
Visto que nenhum dente foi achado, os cientistas não têm certeza do que a espécia comia. Amson acredita que esses animais vasculhavam o fundo do mar, provavelmente porque eles não podiam nadar rapidamente.
Essa espécie teria vivido em águas rasas de ambientes costeiros, devido ao peso de seus ossos. Todo o seu esqueleto deve pesar de 5 a 7 toneladas, mais de duas vezes mais pesado que o esqueleto de uma baleia-azul.
“Este é – com certeza – o esqueleto mais pesado de qualquer mamífero conhecido até hoje”, disse Amsom.