O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou-se disposto a negociar com o Kremlin. “Quero, mais uma vez, fazer um apelo ao presidente da Federação Russa”, disse, em pronunciamento realizado nesta sexta-feira, 25. “Vamos sentar à mesa de negociações e evitar mais mortes.”
Segundo o líder ucraniano, seu país pode desistir da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Não temos medo de falar sobre o status neutro. E não estamos na Otan neste momento”, afirmou, antes de ressaltar que essa condição torna seu país vulnerável. “Mas quais garantias e, mais importante, quais países específicos nos dariam garantias?”
A Rússia respondeu. De acordo com o porta-voz de Moscou, Dmitri Peskov, o presidente Vladimir Putin analisará as considerações de Zelensky. “Putin está disposto a enviar uma delegação russa de alto nível a Minsk, a fim de estabelecer negociações com uma delegação ucraniana”, disse. Em sentido oposto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ressaltou que a Ucrânia perdeu a oportunidade de negociação.
Minsk, capital da Bielorrússia, é a cidade em que os acordos de paz foram realizados anteriormente entre Rússia e Ucrânia, depois da invasão da Crimeia.
Leia também: “Putin desafia o Ocidente”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 101 da Revista Oeste
Fazer acordo com esse sujeito é dar um tiro no pé, porém o que resta ao presidente da Ucrânia? O ocidente falou, falou e só fez o que é de praxe, até agora.
Não se deve negociar com terroristas, eles só entendem a força.
A Ucrânia deveria entrar na OTAN o mais breve possível.
O Volodymyr Zelensky agora quer dar o dedinho.
E quer dar o dedinho para a KGB.
Foi malz, era brincs que eu ia entrar para a OTAN, dá o dedinho vai.
Bora fazer um video no tik tok.
Em tempo, essa pose telefone é chique hein?
Os acordos da Europa que nao expandiria para os paises leste, antiga URSS nao foram cumpridos. Polonia, moldavia, romenia, etc etc. so falta Ucrania, suiça e Finlandia. Nada justifica à guerra.
O Ocidente não fará nada a favor da Ucrânia, como não fez nada em 1956 quando a mesma Rússia invadiu a Hungria e a Tchecoslováquia, apesar dos pedidos desesperados dos dois povos. Se fizesse agora, o desastre seria incalculável. Além disso, como Joe Biden se sentiria se Putin resolvesse instalar armas nucleares na Nicarágua de Ortega ou na Venezuela de Maduro? Kennedy em 1962 mostrou o que a América faz quando é ameaçada.
Tem razão. Biden não saberia agir como Kennedy agiu. A fraqueza de Biden foi essencial para Putin trocar!