O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), para tomar medidas que possam impedir os ataques aéreos russos contra infraestruturas vitais. Desde outubro, a Rússia tem mirado nas centrais de energia ucranianas, causando apagões e dificultando o aquecimento de residências neste começo de inverno.
Na quarta-feira 23, a Rússia lançou inúmeros mísseis na Ucrânia, forçando o fechamento de usinas nucleares e matando civis em Kiev, segundo o governo ucraniano. “Hoje é apenas um dia, mas recebemos 70 mísseis. Essa é a fórmula russa do terror”, disse Zelensky, em vídeo gravado para o conselho em Nova Iorque, acrescentando que hospitais, escolas, infraestrutura de transporte e áreas residenciais foram atingidos.
A Ucrânia está esperando para ver “uma reação muito firme” do mundo aos ataques aéreos de quarta-feira, acrescentou o presidente ucraniano. Entretanto, é improvável que o conselho tome qualquer atitude, já que a Rússia é um membro com poder de veto.
Zelensky pediu que a Rússia não votasse em qualquer assunto em que sej parte. “Não podemos ser reféns de um terrorista internacional”, disse ele.
O embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, respondeu reclamando que era contra as regras do conselho que Zelensky aparecesse por vídeo e rejeitou o que chamou de “ameaças e ultimatos imprudentes” da Ucrânia e de seus apoiadores no Ocidente.
Nebenzya disse que os danos à infraestrutura da Ucrânia foram causados por mísseis disparados por sistemas de defesa aérea, e pediu ao Ocidente que pare de fornecer mísseis de defesa aérea à Ucrânia.
Relacionadas
Infelizmente para o povo ucraniano, pedir ajuda a ONU, é chover no molhado. Se tiver uma super potência envolvida, pior ainda. Ela ultimamente anda muito preocupada com as onças na Amazônia.
Vale lembrar ao Zelensky que ele esta em guerra e tudo isto acontece! Acredito que a Rússia vai atacar toda a infra da Ucrânia! Faz parte
O cretino achou que podia dar um pau no urso russo com exército alheio. Não leu Machiavelli, e até agora só conseguiu destruir seu país. A Ucrânia se transformou num campo de teste para armamento russo vs. americano.
A única coisa que não passa ela cabeça do Volodymyr é negociar a paz com o Vladimir. Só quer dinheiro e armas. Pobre povo ucraniano. Só quando os EUA e a OTAN quiserem poderemos ter algum avanço, pois nem toda guerra termina com acordo de paz. Tenha ou não vencedores. Simples assim.