O presidente de esquerda do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira, 7, em cadeia nacional de televisão, que vai dissolver o Parlamento do país e convocará novas eleições. Opositores já classificam a medida como golpe.
Na semana passada, o Congresso abriu um processo de impeachment contra Castillo, o terceiro desde que ele assumiu o cargo, em julho do ano passado.
No pronunciamento, Castillo declarou Estado de Emergência e impôs um toque de recolher em todo o país. Ele disse que a decisão de instituir um governo de exceção tem a intenção de “restabelecer o Estado de Direito e a democracia”.
Castillo disse, ainda, no pronunciamento, que pretende “convocar no mais curto prazo eleições para um novo Congresso, com poderes constituintes para preparar uma nova Constituição, em um período não superior a nove meses”. Até que seja constituído o novo Congresso, disse ele, o país será regido por decreto-lei”.
Enquanto isso, segundo ele, “a Justiça, o Judiciário, o Ministério Público, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional estão declarados em recuperação judicial”.
A procuradora da nação do Peru, Patricia Benavides, rejeitou a decisão de Castillo de dissolver o Congresso. “Quero começar por rejeitar enfaticamente qualquer violação da ordem constitucional. O Ministério Público reafirma-se e como procurador nacional apoio e exorto ao respeito pela constituição política do Estado de Direito e da democracia que tanto nos custou a concretizar”.
Depois do pronunciamento do presidente, o Congresso convocou uma sessão para a tarde desta quarta-feira.
O pronunciamento de Castillo também gerou uma onda de renúncia de vários ministros, incluindo Kurt Borneo, da Economia e Finanças; Alejandro Salas, do Trabalho; Felix Chero Medina, da Justiça; e César Landa, das Relações Exteriores. Eles anunciaram o saída do governo pelo Twitter.
Resumo das medidas anunciadas por Castillo:
- Dissolver “temporariamente” o Congresso;
- Instaurar governo de emergência excepcional;
- Convocar eleições para um novo Congresso;
- Elaboração de uma nova Constituição em até nove meses;
- Toque de recolher entre 22 horas e 4 horas, no horário local;
- Entrega de armas pela população ao Estado, sob pena de prisão.
Relacionadas
Alguém tem dúvida de que o Ladrão vai fazer igual, se for consumado o golpe do TSE?
O ladrão descerá para sempre a rampa do Planalto em 01/01/23 e logo será preso o facista Bolsonaro será desmascarado com a quebra dos sigilos de cem anos.
É o que Bolsonaro deveria ter feito, e além de tudo, prender o cabeça de ovo.
A esquerda e seus golpes, eles podem tudo!!!!
Quando se quer entrar num buraco de rato, de rato você tem que dançar
Acorda Bolsonaro.
Dia 12 está chegando
Essa é a democracia da esquerdalha. Bala neles.
ERA ISSO QUE QUERÍAMOS AQUI NO BRASIL, PORQUE NÃO O FEZ ???????
AGORA QUE PAGUE PELAS MALDITAS 4 LINHAS, VAI SER PRESO.
Este é o trailer do filme que o ignorante povo deste galinheiro verá ano que vem … parafraseando minha avó KHU de cotia vai arder ao meio dia … aguardem.
E aí, cadê os protestos no mundo inteiro??? Cadê o Papa, a ONU, os terreiros, os artistas que “lutam” pela democracia???
Não tem nada haver o presidente do Peru que governa sozinho como ditador
Olha aí outro corrupto querendo quebrar um país!
Pessoal, me tirem uma dúvida… Nós aqui, teoricamente, queremos a mesma coisa? é isso que estamos pedindo as FFAA?
Quem disse essa besteira a vc o que nós queremos e um Brasil livre dos corruptos de esquerda que querem fazer o que o presidente do Peru está fazendo tira o pode do povo e do congresso
Aqui já não estamos vivendo uma democracia, o golpe já foi dado , só que com contornos de legalidade! Censura prévia, multas milionárias, prisões arbitrárias, sem o direito do contraditório e da ampla defesa, multa a advogados no pleno exercício da atividade, direitos fundamentais sendo desrespeitados, prisão de parlamentar sem que seja em flagrante delito, usurpação do poder do ministério público, usurpação de poderes de governadores e do presidente da república etc!
NADA A VER, O QUE ESTA ESTA SENDO PEDIDO É A INTERFERÊNCIA DAS FORÇAS ARMADAS PARA POR ORDEM NAS INSTITUIÇÕES.
POXA VIDA, VCS DA ESQUERDA NÃO ENTENDEM NADA MESMO NE?
Presidente do Peru derruba o Congresso e vai governar por decreto.
E a impressa brasileira canhota chamando de Estado de Emergência.
“Golpe do Bem”
A hipocrisia da esquerda brasileira não tem limites… Questionar uma eleição fraudada é anti-democratico, mas dissolver o congresso eleito no Peru é para defender a democracia.
Taí esquerda em ação. Golpe, fecha o congresso, nova constituição, toque de recolher, governo de decretos, cuidar dos mais pobres. E o Brasil querendo voltar aos trilhos jogando nas quatro linhas… Acorda, Brasil… tem-se que jogar nas mesmas regras… tem que falar grosso, usar a força, eles nunca cedem por bem… Aqui o povo luta pela permanência de seu presidente! Ação pra valer! Pelo amor de Deus!
gluglugluglu.
Cadê as sanções internacionais contra o Peru?
A esquerda consegue o que quiser em qualquer país do mundo.Até nos Estados Unidos.E sempre com o apoio dos milicos.Lula,certamente,não perderá a oportunidade.
Esse aí é o “GOLPE DO BEM”. A imprensa e a petralhada vai fazer cara de paisagem.
Mais um país de esquerda com excesso de democracia.