O primeiro avião transportando munição dos Estados Unidos chegou a Jerusalém nesta terça-feira, 10, de acordo com as Forças de Defesa de Israel. A aeronave pousou na base aérea israelense de Nevatim.
“A munição foi projetada para permitir ataques significativos e preparação para cenários adicionais”, afirmaram as Forças de Defesa de Israel.
Footage of the plane carrying American weapons aid to Israel, has arrived in Israel.
— Hot news (@TheNewsTrending) October 10, 2023
For more breaking news updates, follow us at @TheNewsTrending #Israel #Israel_under_attack #Gaza #IsraelPalestineWar pic.twitter.com/bGbwPPj28z
O governo israelense tem promovido a contraofensiva depois que o grupo terrorista Hamas bombardeou Israel no sábado 7, em um ataque surpresa.
No domingo 8, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra e afirmou que o Hamas pagaria um alto preço pelo ataque. De lá para cá, Israel realiza ataques aéreos na Faixa de Gaza.
Até o momento, os conflitos deixaram mais de mil mortos, 2,8 mil feridos e 50 desaparecidos do lado israelense, conforme dados das Forças de Defesa do país.
Já o Ministério da Saúde da Palestina afirmou que morreram cerca de 900 pessoas na Faixa de Gaza.
Apoio dos Estados Unidos
Na tarde desta terça-feira, 10, o presidente norte-americano Joe Biden reforçou o apoio dos Estados Unidos a Israel.
Ele declarou que estava agindo para “assegurar que os serviços militares de Israel tenham equipamento o suficiente para manter o Domo de Ferro [sistema antimíssil israelense], e não fiquem sem ativos para defender seus cidadãos”.
“Israel tem o direito de responder e, de fato, tem o dever de responder a esses ataques vis”, ressaltou Biden.
O presidente norte-americano afirmou que irá pedir ao Congresso do país que aprove a liberação de recursos para apoiar as Forças Armadas de Israel na guerra contra o Hamas.
A Câmara dos Estados Unidos está paralisada até eleger um novo presidente da Casa, o que deve acontecer na quarta-feira 11.
Biden disse que o apoio militar a Israel deve incluir munições e mísseis interceptores.